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quarta-feira, 16 de julho de 2014

Gramática-uso da letra maiúscula, pontuação e acentuação (5º ano)



                                                                  




PONTUAÇÃO                                                                                                                     
·        PONTO FINAL - É utilizado na finalização de frases.
Exemplo:   Vamos comprar os materiais necessários.  
   ?   PONTO DE INTERROGAÇÃO - É utilizado no fim de uma palavra,
oração ou frase, indicando uma pergunta .
Exemplo:      Onde você mora?
    !    PONTO DE EXCLAMAÇÃO - É usado no final de frases exclamativas,
 expressa surpresa , dor, alegria, tristeza e admiração.
Exemplo:   Nossa! Quanta gentileza!  
   ,  VÍRGULA - É uma pequena pausa.
            Exemplo:   Meu filho, venha tomar suco.
   ;  PONTO E VÍRGULA - O ponto e vírgula indica uma pausa mais
 longa que a vírgula, porém mais breve que o ponto final.
  Exemplo : Papai viajou; ele foi ao sítio.
     :   DOIS PONTOS - Indicam uma enumeração, uma citação.
 Exemplo:    As partes da planta são: raiz , caule, folha e fruto.
       ...  RETICÊNCIAS - Indicam que a ideia , o  pensamento foi interrompido .
Exemplo:     Estava digitando quando...
       __ TRAVESSÃO  É um traço maior que o hífen.
Indica a mudança de interlocutor em um diálogo.
_ Você gostou?
_ Sim, eu gostei.
Também é usado  para isolar palavras ou expressões no interior da fala:
_ Hoje fui ao parque_ afirmou a menina.



Escola___________________________ Data:____________
Aluno( a):_________________________ Ano/Turma:_______        

ATIVIDADES ESCOLARES COM PONTUAÇÃO

Leia o trecho de texto abaixo, pontue e use a letra maiúscula adequadamente nos parênteses.

Hora de dormir

(     ) ___ or que não posso ficar vendo televisão (    )
(     ) ___ orque você tem que dormir (    )
(     ) ___ or  quê (    )
(     ) ___ orque está na hora(   )além do mais(    )isso não é programa para menino(    )
(     ) ___ or quê (     )
(     ) ___ orque é assunto de gente grande que você não entende (    )
(     ) ___ stou entendendo tudo (    )
(     ) ___ as (     ) não serve para você(    ) é impróprio para criança (    )
(     )___ ue bobagem é essa (    )
(     ) ___ nde (     ) vá dormir que você tem colégio amanhã cedo (    )
(     ) ___ odo dia eu tenho (     )
(     ) ___ stá bem (     ) todo dia você tem (    ) Agora desligue isso e vá dormir(    )
(     ) ___ spera um pouquinho (     )
(     ) ___ ão espero não (     )
(     ) ___ ocê  vai ficar aí vendo e eu não vou (     )
(     ) ___ ico vendo não (     ) pode desligar (     ) tenho horror de televisão (     )
(     ) ___ amos (     ) obedeça a seu pai (     )
(     ) ___ s outros meninos (     ) todos dormem tarde (     ) só eu que durmo cedo.

Trecho adaptado de “Hora de dormir”, de Fernando Sabino.
Para gostar de ler, vol. 1. São Paulo, Ática, 1978.

Após a correção feita com a professora, copie o texto no seu caderno sem os parênteses para que ele fique organizado.
Capriche na sua letra. Depois, apresente para a professora.