Powered By Blogger

quarta-feira, 2 de julho de 2014

ORTOGRAFIA- f/v; l/lh; h (inicial); c/ç; s/ss; ch/x - ACENTUAÇÂO.



ESCOLA____________________________________                  DATA____________________
         ALUNO(A): ___________________________________________________________________
ANO:______    TURMA:_____     TUNO:__________________________________________

Atividades de Língua Portuguesa

1-Reescreva as palavras colocando os acentos necessários:
Parte superior do formulário
maximo- ___________________
logica -_____________________
visao- _____________________
chapeu- ____________________
aquario- ___________________
portugues- __________________
indio- ______________________
violencia- ___________________
historia- ____________________
tambem -__________________
jacare -_____________________
trovoes- ____________________
ingles -_____________________
palacio -____________________
facil -______________________
caminhao -__________________
alemao -____________________
fregues-_____________________

                                                                                           
2-Complete com "F" ou "V" as palavras abaixo:
Parte superior do formulário
_____eira

no______e

ca____ é
no___ elo

ca____ alo

____aixa
____eloz

____ogo

____azer
 ___ento

____uracão

____ormiga
___antasma

____alente

 ____ela





3-Complete com L ou LH:

famí____ia
            toa___a
joe____o

sandá____ia
meda____ a
abe____a
Emí___ia

ore____ a
espe____ o
bi____ete
____ ios

mobí____ ia
bara_____ o
pa____ a
ga____ o

mo_____ a

4-Reescreve as palavras e coloque a letra "H" quando necessário.
Parte superior do formulário
Universo- ______________

erança _______________
oje -__________________

amanhã ______________
omem -________________

ortelã ________________
úmido -________________

encanto ______________
istória -________________

óspede _______________
avia -_________________

umilde -_______________
otel __________________


ouvir _________________


5-Complete as palavras com "C", "Ç", "S" ou "SS":
Parte superior do formulário
compare______  er

  _____aro
va_____ ina

      ____apato
cal_____ a

        va____ oura
prín____ ipe

prin____ esa
bol____ a

       pa_____eio












6-Complete as frases com as palavras dadas:
Parte superior do formulário
a) Todo ______________ vou à casa de minha________________.  (tia - dia)
b) Ganhei um_______________ com
_______________ lindas crianças. (quatro - quadro)
c) Não há
______________ mais gostoso do que sorvete de _____________  .    (nata - nada)
d) As crianças gostam de ficar     
_______________    o     ________________ rodopiar as folhas na rua. (vento - vendo)
e) Por mais que eu_____________, não consigo arrancar meu
____________ . (dente - tente)
f) É loucura o  _____________como ele dirige aquela_____________ (modo-moto)    


                                                                                                                                               
ESCOLA____________________________________                  DATA____________________
         ALUNO(A): ___________________________________________________________________
ANO:______    TURMA:_____     TUNO:__________________________________________
                                  
Atividades de Língua Portuguesa          

Trabalhando a ortografia — ch / x


1) Copie as  palavras nas colunas certas

enxada – engraxate – enxergar – caxumba – enxugar – embaixo – coxinha – fechadura –cochichar – chumaço – chocalho – guincho – chiar – facho – puxar – xingar – peixada –
xereta  - graxa – xícara  – luxo – encharcar – chave –enchente– encher – cheio - chinelo
     
                            
X                                                          CH
_____________________________                    ____________________________
_____________________________                    ____________________________
_____________________________                    ____________________________
_____________________________                    ____________________________
_____________________________                    ____________________________
_____________________________                    ____________________________
_____________________________                    ____________________________
_____________________________                    ____________________________
_____________________________                    ____________________________


2) Separe as sílabas das palavras da primeira coluna, circule a tônica e classifique quanto à tonicidade (oxítona, paroxítona e proparoxítona) .

___________________________                    ___________________________
___________________________                   ___________________________
___________________________                   ___________________________
___________________________                   ___________________________
___________________________                   ___________________________
___________________________                   ___________________________
___________________________                   ___________________________
___________________________                  ___________________________
___________________________                   ___________________________
___________________________                   ___________________________
___________________________                   ___________________________
___________________________                    ___________________________
___________________________                   ___________________________
___________________________                   ___________________________


3) Escolha 3 palavras da 2ª coluna e  faça uma frase.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4) Complete com ch ou X:




en____arcado        

_____oque         

____umbo

_____ute

en____imento

 bai____ria


en____ame

____erife

 rou____inol

ma____i____e

me___endo

 ____aleira

galo____a

 ____odó

 cro____ê

____icote

 pi____e

_____inelo




5) Complete as frases com as palavras abaixo:

faxina  -  churrasco  - lixo - caixote - engraxate - chácara - chumaço -  chá -caxumba –chaleira -  chuva – encharca
             
a) No domingo, iremos a um ______________ na ______________ .

b) Preciso fazer uma _____________ no __________________ .

c) Jogue o ______________ de algodão no _______________ .

d) A ______________ ferve água para o _______________ .

e) O ______________ está com ___________________ .

f) A     ____________     ________________   as roupas no varal.

6) Pesquise e escreva mais oito palavras com X oito com CH.

X - _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

CH-
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Procure fazer todo o seu trabalho com capricho e muita atenção para aprender sempre mais.