Powered By Blogger

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Ortografia CH-X



Escola_________________________  Data___________
Aluno(a)_____________________________   Ano_____
Atividades de Língua Portuguesa
1- Use   ch   ou   x    para completar as palavras do texto.
         Fomos até a ____ácara  do senhor  Ale____andre para comprar ____u____, _____icória,  amei___a  e algumas ervas para fazer ____á.
         Ao chegar encontramos  o   ___acareiro trabalhando duro com sua en____ada, reme____endo a terra para um novo canteiro de repolho ro___o. Enchemos duas cai___as com as nossas compras e voltamos rapidinho para casa, pois logo iria ______over.
         ____eios de pressa , vasculhamos as bolsas, mas não encontramos as ____aves. Deu até vontade de ____orar, pensamos que poderíamos tê-las perdido. O jeito foi voltar à  ____ácara.
          ____egamos juntos com a ____uva e fomos abrigados no ____armoso ____alé do senhor Ale___andre para não ficarmos em____arcados. E, para nossa surpresa, lá estavam as nossas
____aves que foram a___adas debai___o de um  ca____o de uvas.

2-Escreva na coluna correta as palavras que você completou no texto.

X                                                      

_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
 CH
______________________________________________         
______________________________________________        
______________________________________________          
______________________________________________   
______________________________________________  



3- Preencha a cruzadinha.





   

                

4-Escreva na coluna correta as palavras que da atividade anterior e circule a sílaba tõnica.

X            

                                                 

_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________

 CH



______________________________________________        

______________________________________________       

______________________________________________          

______________________________________________  


ESCOLA__________________________               DATA: _____________         
NOME: ____________________________________________________

ATIVIDADES 

          Todas as palavras abaixo são escritas com x. Leia cada uma delas e escreva-as no grupo correto, de acordo com o som do x:

 exame  -  flexível  -  oxítona  -  auxílio  -  exagero  -  xadrez  -  êxito  -  reflexo  -  expor  -  máximo  -  xerife  -  xarope  -  exemplo  -  explicar  -  taxímetro  -  baixo



ch_____________________________________________                           
 z______________________________________________                   
 s______________________________________________                
cs______________________________________________


Agora, complete o seguinte texto com as palavras da atividade anterior, de modo que o texto faça sentido:


          Xaveco tem um ___________ difícil na escola sobre _________, paroxítonas e proparoxítonas. Ele está se esforçando ao ___________ para ter ___________. Xaveco cria ___________ com frases, tenta ___________ para si mesmo a matéria e pede _____________ para seu irmão mais velho, Xisto, que é muito criativo. Xisto chegou a inventar um jogo de ____________ diferente com palavras variadas.
          Xaveco acha que seu irmão é meio __________, porque estuda em _____________. Xisto afirma que o irmão se surpreenderá com o ___________ de seu estudo.
  

  1.