Escola_________________________ Data___________
Aluno(a)_____________________________
Ano_____
Atividades
de Língua Portuguesa
1- Use ch ou x para completar as palavras do texto.
Fomos até a ____ácara do senhor Ale____andre para comprar ____u____, _____icória, amei___a e algumas ervas para fazer ____á.
Ao chegar encontramos o ___acareiro
trabalhando duro com sua en____ada, reme____endo a terra para um novo canteiro
de repolho ro___o. Enchemos duas cai___as com as nossas compras e voltamos
rapidinho para casa, pois logo iria ______over.
____eios de pressa , vasculhamos as
bolsas, mas não encontramos as ____aves. Deu até vontade de ____orar, pensamos
que poderíamos tê-las perdido. O jeito foi voltar à ____ácara.
____egamos juntos com a ____uva e
fomos abrigados no ____armoso ____alé do senhor Ale___andre para não ficarmos
em____arcados. E, para nossa surpresa, lá estavam as nossas
____aves que foram a___adas
debai___o de um ca____o de uvas.
2-Escreva na coluna correta as
palavras que você completou no texto.
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________

______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
3- Preencha a cruzadinha.
4-Escreva na coluna correta as
palavras que da atividade anterior e circule a sílaba tõnica.
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
ATIVIDADES
ESCOLA__________________________ DATA: _____________
NOME:
____________________________________________________
ATIVIDADES
Todas as palavras abaixo são escritas
com x. Leia cada uma delas e escreva-as no grupo correto, de acordo com o som
do x:
exame
- flexível -
oxítona - auxílio
- exagero - xadrez -
êxito - reflexo
- expor -
máximo - xerife
- xarope -
exemplo - explicar
- taxímetro -
baixo
ch_____________________________________________
z______________________________________________
s______________________________________________
cs______________________________________________
Agora, complete o seguinte texto com as palavras da atividade anterior, de modo que o texto faça sentido:
z______________________________________________
s______________________________________________
cs______________________________________________
Agora, complete o seguinte texto com as palavras da atividade anterior, de modo que o texto faça sentido:
Xaveco tem um ___________ difícil na
escola sobre _________, paroxítonas e proparoxítonas. Ele está se esforçando ao
___________ para ter ___________. Xaveco cria ___________ com frases, tenta
___________ para si mesmo a matéria e pede _____________ para seu irmão mais
velho, Xisto, que é muito criativo. Xisto chegou a inventar um jogo de
____________ diferente com palavras variadas.
Xaveco acha que seu irmão é meio
__________, porque estuda em _____________. Xisto afirma que o irmão se
surpreenderá com o ___________ de seu estudo.