Powered By Blogger

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Trabalhando texto-HQ






Compreensão do texto
1-Quais são as personagens desta história?
________________________________________________
________________________________________________
2-Quem está contando a história?  Copie  do  texto o  trecho  que 
justifique sua resposta.
________________________________________________
3-Gabriel e Sidney  são muito amigos. Copie  do  texto  o    trecho 
que justifica essa afirmação.
_________________________________________________
4-O que você entende pela expressão “ficou de bico”?
_________________________________________________
5-Se você fosse o Gabriel, o que você faria?
_________________________________________________


                               






 

Trabalhando texto-receita





BOMBOM DE PÁSCOA

Ingredientes:

200 gramas de cobertura de chocolate ao leite
1 xícara de chá de crespinhos de arroz
* forminhas de papel

Modo de Fazer:

Coloque o chocolate numa tigela refratária para derreter em banho-maria. Com cuidado, retire o chocolate do fogo e mexa até esfriar.
Misture os crespinhos de arroz. Por último, coloque a massa nas forminhas e deixe gelar por 15 minutos.
Rendimento: 30 bombons

Vocabulário: refratária: Que suporta calor elevado sem alterar. Pode permanecer em contato com o fogo.

Atividades

1-Leia com atenção e resolva, assinalando a alternativa correta:

•Para preparar os bombons, o chocolate será colocado em banho-maria para:

( ) gelar ( ) derreter ( ) cozinhar ( ) esfriar


•Esta receita é de um prato:
( ) doce ( ) salgado

2- Quantas partes tem esse texto?

3-Qual é a função de cada parte do texto?

4-A massa dessa receita é formada pelos seguintes ingredientes:
( ) farinha, ovos e arroz.
( ) arroz, chocolate e ovos.
( ) arroz e chocolate derretido.
( ) chocolate derretido e crespinhos de arroz.


5-Com base no vocabulário escreva o que é uma tigela refratária.

6-A seqüência correta para o preparo dos bombons é:

( ) Deixe o chocolate gelar, coloque os docinhos nas formas e o chocolate na tigela refratária.
( ) Misture os crespinhos, coloque os docinhos nas formas e derreta o chocolate.
( ) Derreta o chocolate, mexa-o até esfriar e misture os crespinhos de arroz.

7-Escreva uma outra receita que você conhece.

                                    

Trabalhando texto-FOLHETO






ROTEIRO DE PASSEIO TURÍSTICO
Nome da pessoa_________________________________________________
Horário de saída do passeio_________________________________________
Horário de chegada_______________________________________________

Lugares a serem visitados e horários:
1º lugar a ser visitado______________________________________________
Horário de chegada ao lugar________________________________________
O que irão fazer__________________________________________________

2º lugar a ser visitado______________________________________________
Horário de chegada ao lugar________________________________________
O que irão fazer__________________________________________________

3º lugar a ser visitado_____________________________________________
Horário de chegada ao lugar________________________________________
O que irão fazer__________________________________________________

4º lugar a ser visitado______________________________________________
Horário de chegada ao lugar________________________________________
O que irão fazer__________________________________________________

5º lugar a ser visitado______________________________________________
Horário de chegada ao lugar________________________________________
O que irão fazer__________________________________________________


Horário de término do passeio turístico em sua cidade____________________

Trabalhando texto-BILHETE


Escola____________________________ Data__________
Aluno(a):_________________________________________
Ano:______          Turma:_______        Turno:_____________
                                                                     
                                                                        
 1 - LEIA COM ATENÇÃO O BILHETE  E RESPONDA:
      CAIO,
     NÃO VOU BRINCAR EM SUA CASA HOJE PORQUE MINHA MÃE NÃO DEIXOU. SÁBADO APAREÇO.
     TCHAU,
     FÁBIO.

 








- QUEM ESCREVEU O BILHETE? ______________________________________.
- PARA QUEM FOI ESCRITO O BILHETE? _______________________________.

2 – FÁBIO ESCREVEU O BILHETE PARA:
      (      ) PERGUNTAR QUANDO PODERIA BRINCAR COM O CAIO.
      (      ) INFORMAR O PORQUE NÃO IRIA BRINCAR NA CASA DO CAIO.
      (      ) CONVIDAR CAIO PARA BRINCAR EM SUA CASA.

3– ESCREVA NAS LINHAS ABAIXO A MENSAGEM DO BILHITE. FAÇA USO ADEQUADO DAS LETRAS MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS E DA PONTUAÇÃO.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 – IMAGINE QUE FÁBIO TENHA ESCRITO SEU BILHETE NUMA TERÇA-FEIRA. QUANTOS DIAS ELE PRECISARÁ ESPERAR ATÉ SÁBADO? _____________________________________________

5 – USANDO ADEQUADAMENTE AS LETRAS MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS E A PONTUAÇÃO, ESCREVA UM BILHETE, COMO SE VOCÊ FOSSE CAIO RESPONDENDO PARA O FÁBIO.
 ___________________
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
______________________

6- ESCREVA DUAS PALAVRAS QUE DERIVAM DE:
CASA ___________________________ , ________________________.                
 BRINCAR _________________________, _______________________.

7- CIRCULE OS PREFIXOS DAS PALAVRAS ABAIXO:

ANTEONTEM            ILEGAL           INCORRETO       COPILOTO         COMANDANTE
DESAPARECIDO       PRECONCEITO             RELER         COMBATER     DESCOBRIR
            
8-RETIRE OS VERBOS DO TEXTO E INDIQUE O TEMPO.
VERBOS                                                    TEMPO
_________________________           ________________________
_________________________           ________________________
_________________________           ________________________
9- COMPLETE COM OS ADJETIVOS PÁTRIOS CORRESPONDENTES.
CAIO E FÁBIO FORAM FAZER UM PASSEIO PELO BRASIL E PROVARAM AS COMIDAS DE CADA LUGAR. SABE DO QUE MAIS GOSTARAM? DO CHURRASCO     ___________________________ (RIO GRANDE DO SUL), DOS CAMARÕES ___________________________ (SANTA CATARINA), DO FEIJÃO PRETO ___________________________ (RIO DE JANEIRO) E DO PÃO DE QUEIJO ______________________ (MINAS GERAIS).
10- REESCREVA AS FRASES USANDO VERBOS COMO: POSSUI, COZINHA, PREPARA, PARTICIPOU PARA TORNAR ESSAS FRASES MAIS INTERESSANTES. FAÇA USO ADEQUADO DAS LETRAS MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS E DA PONTUAÇÃO.

MARIA TEM UM RESTAURANTE. ELA FAZ COMIDA REGIONAL, COZINHA PRATOS DE VÁRIOS LUGARES. ELA FEZ CURSO DE CULINÁRIA.
___________________________________________________________
___________________________________________________________