sexta-feira, 4 de julho de 2014
Trabalhando texto-HQ
Compreensão do texto
1-Quais são as personagens desta história?
________________________________________________
________________________________________________
2-Quem está contando a história? Copie do texto o trecho que
justifique sua resposta.
________________________________________________
3-Gabriel e Sidney são muito amigos. Copie do texto o trecho
que justifica essa afirmação.
_________________________________________________
4-O que você entende pela expressão “ficou de bico”?
_________________________________________________
5-Se você fosse o Gabriel, o que você faria?
_________________________________________________
Trabalhando texto-receita
BOMBOM DE
PÁSCOA
Ingredientes:
200 gramas de cobertura de chocolate ao leite
1 xícara de chá de crespinhos de arroz
* forminhas de papel
Modo de Fazer:
Coloque o chocolate numa tigela refratária para derreter em banho-maria. Com cuidado, retire o chocolate do fogo e mexa até esfriar.
Misture os crespinhos de arroz. Por último, coloque a massa nas forminhas e deixe gelar por 15 minutos.
Rendimento: 30 bombons
Vocabulário: refratária: Que suporta calor elevado sem alterar. Pode permanecer em contato com o fogo.
Atividades
1-Leia com atenção e resolva, assinalando a alternativa correta:
•Para preparar os bombons, o chocolate será colocado em banho-maria para:
( ) gelar ( ) derreter ( ) cozinhar ( ) esfriar
•Esta receita é de um prato:
( ) doce ( ) salgado
Ingredientes:
200 gramas de cobertura de chocolate ao leite
1 xícara de chá de crespinhos de arroz
* forminhas de papel
Modo de Fazer:
Coloque o chocolate numa tigela refratária para derreter em banho-maria. Com cuidado, retire o chocolate do fogo e mexa até esfriar.
Misture os crespinhos de arroz. Por último, coloque a massa nas forminhas e deixe gelar por 15 minutos.
Rendimento: 30 bombons
Vocabulário: refratária: Que suporta calor elevado sem alterar. Pode permanecer em contato com o fogo.
Atividades
1-Leia com atenção e resolva, assinalando a alternativa correta:
•Para preparar os bombons, o chocolate será colocado em banho-maria para:
( ) gelar ( ) derreter ( ) cozinhar ( ) esfriar
•Esta receita é de um prato:
( ) doce ( ) salgado
2-
Quantas partes tem esse texto?
3-Qual é
a função de cada parte do texto?
4-A massa dessa receita é formada pelos seguintes ingredientes:
( ) farinha, ovos e arroz.
( ) arroz, chocolate e ovos.
( ) arroz e chocolate derretido.
( ) chocolate derretido e crespinhos de arroz.
5-Com base no vocabulário escreva o que é uma tigela refratária.
6-A seqüência correta para o preparo dos bombons é:
( ) Deixe o chocolate gelar, coloque os docinhos nas formas e o chocolate na tigela refratária.
( ) Misture os crespinhos, coloque os docinhos nas formas e derreta o chocolate.
( ) Derreta o chocolate, mexa-o até esfriar e misture os crespinhos de arroz.
4-A massa dessa receita é formada pelos seguintes ingredientes:
( ) farinha, ovos e arroz.
( ) arroz, chocolate e ovos.
( ) arroz e chocolate derretido.
( ) chocolate derretido e crespinhos de arroz.
5-Com base no vocabulário escreva o que é uma tigela refratária.
6-A seqüência correta para o preparo dos bombons é:
( ) Deixe o chocolate gelar, coloque os docinhos nas formas e o chocolate na tigela refratária.
( ) Misture os crespinhos, coloque os docinhos nas formas e derreta o chocolate.
( ) Derreta o chocolate, mexa-o até esfriar e misture os crespinhos de arroz.
7-Escreva
uma outra receita que você conhece.
Trabalhando texto-FOLHETO
ROTEIRO DE PASSEIO TURÍSTICO
Nome da
pessoa_________________________________________________
Horário de saída do
passeio_________________________________________
Horário de
chegada_______________________________________________
Lugares a serem
visitados e horários:
1º lugar a ser
visitado______________________________________________
Horário de chegada ao
lugar________________________________________
O que irão
fazer__________________________________________________
2º lugar a ser
visitado______________________________________________
Horário de chegada ao
lugar________________________________________
O que irão
fazer__________________________________________________
3º lugar a ser
visitado_____________________________________________
Horário de chegada ao
lugar________________________________________
O que irão
fazer__________________________________________________
4º lugar a ser
visitado______________________________________________
Horário de chegada ao
lugar________________________________________
O que irão
fazer__________________________________________________
5º lugar a ser
visitado______________________________________________
Horário de chegada ao
lugar________________________________________
O que irão
fazer__________________________________________________
Horário de término do
passeio turístico em sua cidade____________________
Trabalhando texto-BILHETE
Escola____________________________
Data__________
Aluno(a):_________________________________________
Ano:______ Turma:_______ Turno:_____________
1 - LEIA COM ATENÇÃO O BILHETE E RESPONDA:
CAIO,
NÃO VOU BRINCAR EM SUA CASA HOJE PORQUE MINHA MÃE NÃO DEIXOU. SÁBADO APAREÇO. TCHAU, FÁBIO. |
- QUEM ESCREVEU O BILHETE? ______________________________________.
- PARA QUEM FOI ESCRITO O BILHETE? _______________________________.
2 – FÁBIO ESCREVEU O BILHETE PARA:
( )
PERGUNTAR QUANDO PODERIA BRINCAR COM O CAIO.
( )
INFORMAR O PORQUE NÃO IRIA BRINCAR NA CASA DO CAIO.
( )
CONVIDAR CAIO PARA BRINCAR EM SUA CASA.
3– ESCREVA NAS LINHAS ABAIXO A MENSAGEM DO BILHITE. FAÇA USO ADEQUADO
DAS LETRAS MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS E DA PONTUAÇÃO.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 – IMAGINE QUE FÁBIO TENHA ESCRITO SEU BILHETE
NUMA TERÇA-FEIRA. QUANTOS DIAS ELE PRECISARÁ ESPERAR ATÉ SÁBADO?
_____________________________________________
5 – USANDO ADEQUADAMENTE AS LETRAS MAIÚSCULAS E
MINÚSCULAS E A PONTUAÇÃO, ESCREVA UM BILHETE, COMO SE VOCÊ FOSSE CAIO
RESPONDENDO PARA O FÁBIO.
___________________
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
______________________
|
6- ESCREVA DUAS PALAVRAS QUE DERIVAM DE:
CASA ___________________________ ,
________________________.
BRINCAR _________________________, _______________________.
7- CIRCULE OS PREFIXOS DAS PALAVRAS ABAIXO:
ANTEONTEM
ILEGAL
INCORRETO
COPILOTO COMANDANTE
DESAPARECIDO
PRECONCEITO
RELER
COMBATER DESCOBRIR
|
8-RETIRE OS VERBOS DO TEXTO E INDIQUE O TEMPO.
VERBOS
TEMPO
_________________________
________________________
_________________________
________________________
_________________________
________________________
9- COMPLETE COM OS ADJETIVOS PÁTRIOS CORRESPONDENTES.
CAIO E FÁBIO FORAM FAZER UM PASSEIO PELO BRASIL E
PROVARAM AS COMIDAS DE CADA LUGAR. SABE DO QUE MAIS GOSTARAM? DO
CHURRASCO ___________________________ (RIO GRANDE DO
SUL), DOS CAMARÕES ___________________________ (SANTA CATARINA), DO FEIJÃO
PRETO ___________________________ (RIO DE JANEIRO) E DO PÃO DE QUEIJO
______________________ (MINAS GERAIS).
10- REESCREVA AS FRASES USANDO VERBOS COMO: POSSUI,
COZINHA, PREPARA, PARTICIPOU PARA TORNAR ESSAS FRASES MAIS INTERESSANTES.
FAÇA USO ADEQUADO DAS LETRAS MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS E DA PONTUAÇÃO.
MARIA TEM UM RESTAURANTE. ELA FAZ COMIDA REGIONAL,
COZINHA PRATOS DE VÁRIOS LUGARES. ELA FEZ CURSO DE CULINÁRIA.
___________________________________________________________
___________________________________________________________
Assinar:
Postagens (Atom)