Powered By Blogger

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Gramática- substantivo (4º e 5º anos)



 






Escola________________________________________     Data:___________________ 
Aluno(a):______________________________________________   Ano:____________

Atividades

1-   Sublinhe os substantivos e classifique-os em próprios ou comuns.
a-    O motorista do ônibus era Antônio.
b-    O Jornal do Brasil deu a notícia do assalto.
c-    Os legumes caíram no chão.
d-   Benito, Iara e Marli já leram o texto em Recife.

2-   Classifique os substantivos em concretos ou abstratos.
a- Coruja e águia, depois de muita briga, resolveram fazer as pazes.
 b- A paz é fruto da justiça.
 c- Os passarinhos formam seus ninhos com palha e gravetos.

3- Sublinhe os substantivos simples e circule os substantivos compostos existentes nas frases:
a- Henrique foi à feira e trouxe um cacho de  banana-maçã.
b- Na festa, havia pão-de-ló, cocada,  olho-de-sogra,  baba-de-moça  e goiabada.
c- Sei que é lindo o girassol, mas não abra a janela porque entram os pernilongos.
d- O  porta- mala  está tão cheio que foi difícil fechá-lo.

4-  Preencha as lacunas com os substantivos coletivos correspondentes:
a- Fui à ________________ e encontrei um bom livro para a pesquisa. (livros)
b-  As estrelas que formam a _________________ do Cruzeiro do Sul são cinco, formando uma cruz. (estrelas)
c- A _________________  de Cabral chegou ao Brasil em 1500. (navios)
d- A  _________________brasileiros sobrevoou a cidade durante muitas horas.(aviões)
e- Ganhei um _____________ de quando eu era criança. (fotografias)
g- O________________ zumbiam assustadoramente. (abelhas)
h- Naqueles rios encontram-se  variedades de ________________ .(peixes)
i-  A _____________brasileira apresenta vegetação variada. (plantas)