Escola________________________________________ Data:___________________
Aluno(a):______________________________________________ Ano:____________
Atividades
1-
Sublinhe
os substantivos e classifique-os em próprios ou comuns.
a-
O motorista do ônibus era Antônio.
b-
O Jornal do Brasil deu a notícia do assalto.
c-
Os legumes caíram no chão.
d-
Benito,
Iara e Marli já leram o texto em Recife.
2-
Classifique
os substantivos em concretos ou abstratos.
a- Coruja e águia, depois de muita briga,
resolveram fazer as pazes.
b- A paz é fruto
da justiça.
c- Os passarinhos
formam seus ninhos com palha e gravetos.
3- Sublinhe os substantivos simples e circule os
substantivos compostos existentes
nas frases:
a- Henrique foi à feira e trouxe um cacho de banana-maçã.
b- Na festa, havia pão-de-ló, cocada, olho-de-sogra, baba-de-moça e goiabada.
c- Sei que é lindo o girassol, mas não abra a janela porque entram
os pernilongos.
d- O porta- mala está tão cheio que foi difícil fechá-lo.
4- Preencha as lacunas com os substantivos
coletivos correspondentes:
a-
Fui à ________________ e encontrei um bom livro para a pesquisa. (livros)
b-
As estrelas que formam a _________________
do Cruzeiro do Sul são cinco, formando uma cruz. (estrelas)
c-
A _________________ de Cabral chegou
ao Brasil em 1500. (navios)
d-
A _________________brasileiros sobrevoou a
cidade durante muitas horas.(aviões)
e-
Ganhei um _____________ de quando eu era criança. (fotografias)
g-
O________________ zumbiam assustadoramente. (abelhas)
h-
Naqueles rios encontram-se variedades de ________________ .(peixes)
i-
A _____________brasileira apresenta
vegetação variada. (plantas)