Escola____________________________________Data ___________
Aluno(a):_________________________________________Ano:_____
Habitat - campos e
florestas.
Ocorrência - América
do Norte e América do Sul.
Hábitos - a onça é
um animal solitário e os casais se encontram apenas na época do cruzamento. Se
sai muito bem na água, onde pesca e caça até jacarés. Trepa em árvores com a
mesma facilidade com que atravessa os maiores rios. Excelente saltadora, tanto
em altura quanto em
distância. Prefere caçar ao crepúsculo, carregando a caça
para algum esconderijo. É um animal territorial. Necessita ocupar um território
de 10 a
40 km², variando de acordo com a disponibilidade de alimento e com cada
ecossistema.
Alimentação - carnívoro,
compreendendo mamíferos, aves, répteis e peixes, tendo certa preferência por
capivaras e jacarés. A cada sete tentativas a onça consegue capturar uma presa.
A onça preda 85 espécies animais diferentes e está no topo da cadeia alimentar.
Reprodução - atinge a
maturidade sexual aos 3 anos e a gestação dura de 90 a 105 dias, nascendo 1 a 3 oncinhas, que mamam
durante dois meses e acompanham a mãe até o final do primeiro ano de vida,
enquanto estão aprendendo a caçar, subir em árvores, nadar e enfrentar inimigos
ou presas.
Ameaças - espécie
ameaçada de extinção pela caça indiscriminada, principalmente pela procura de
sua pele e destruição de seu habitat.
Fonte: www.vivaterra.org.br
1. Que tipo de texto é esse?
( ) É uma
poesia
( ) É uma
descrição
( ) É uma receita
2. Quais as características da onça?
3. Qual é a parte principal do texto?
4) Escreva o que se pede de acordo com o texto:
Nome científico da onça:
Tipo de animal:
Habitat:
Alimentação:
Ameaças:
Análise Linguística
1)
Pontue adequadamente onde for necessário:
Eu
e meu irmão estamos preparando tudo para uma missão na floresta ( ) Colocamos na nossa bolsa ( ) frutas (
) máquina fotográfica ( ) água e
agasalho. Será que teremos sorte hoje (
) Queremos muito ver uma linda onça (
)
2)
Empregue adequadamente as palavras porque/ por que/ porquê/ por quê:
a)
_____________________ a onça está ameaçada de extinção?
b)
Não entendo o _____________________ da agressividade das onças.
c)
As onças são carnívoras. __________________?
d)
A onça esta em extinção _____________________ os seres humanos retiram sua pele
e destroem o seu habitat.
3)
Complete com o verbo em concordância com o sujeito:
a)
A onça _____________________ cuidadosa na hora da caça. (ser)
b)
Nós ___________________ cuidadosos quando estamos nas matas. (ser)
c)
Eles _______________________ cuidadosos por causa das onças da região. (ser)
d)
Eu _______________________ das onças. (gostar)
4)
Use os pronomes eu, ele, ela, eles,
elas e nós no lugar das palavras em destaque:
a)
Eu e meu irmão adoramos as
onças.
___________________________________________________________
b)
As onças são rápidas
e perigosas.
______________________________________________________________
c)
Os seres humanos estão
acabando com o habitat das onças.
______________________________________________________________
d)
A poluição é uma a meça não só para os animais como para todo o
meio ambiente.
______________________________________________________________
5)
Complete as frases com pronomes adequados:
a)
Ele trouxe um livro sobre onças para ____________________. (eu/mim)
b)
Ele vai para a floresta sem ___________________. (eu/mim)
c)
Ninguém consegue correr ______________________. (com nós/conosco)
d)
Quem quer procurar uma onça ______________________? (com eu/comigo)
e)
Esse livro sobre animais é para __________________ ver. (eu/mim)
6)
Coloque as palavras em ordem alfabética:
onça mamíferos floresta habitat hábito felino carnívoro
____________________________________________________________
a)
( ) é uma proparoxítona.
b)
( ) termina com a vogal o.
c)
( ) começa com a sílaba ma.
d)
( ) é uma polissílaba.
Redação
Elabore
uma redação baseada na figura abaixo. Não esqueça do título, das letra maiúsculas, acentuações e pontuações.
__________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
Capriche!
GRANDE ESCAVADOR
O
pinguim de-magalhães ganhou esse
nome ao ser
visto por marinheiros
da esquadra do
navegador Fernão de
Magalhães, no século
16, na Patagônia,
região fria localizada
no sul da
Argentina e do Chile.
Essa espécie
não constrói ninhos
sobre o solo
como as outras.
Prefere ficar em
túneis que cava,
protegendo as crias
de predadores da
região, como raposas.
Quando os bebês
crescem, a família
deixa a patagônia
e passa o inverno
alimentando-se em alto-mar,
na altura do
sul do Brasil.
Às vezes, alguns
mais fracos e
debilitados acabam parando
em praias brasileiras
para descansar.
( Revista Recreio,
São Paulo, 205, 12. fev. 2004)
1- Qual é o tipo
desse texto?
( ) instrucional ( ) descritivo/informativo ( ) procedimento
( ) instrucional ( ) descritivo/informativo ( ) procedimento
2-
Qual é o
objetivo do texto?
( ) explicar
por que o
pássaro recebeu o
nome.
( ) informar sobre o pinguim-de-magalhães.
( ) informar sobre o pinguim-de-magalhães.
3-
Qual é o título do texto?
4-
Por que o texto tem esse título?
5-
Preencha a
ficha descritiva do pinguim-de-magalhães com as informações do texto.
Nome do animal-
Por que
seu nome é esse-
Região em
que vive=
Como protege
as crias de
predadores-
Quem é
seu inimigo natural-
Escola________________________Data______________
Aluno(a):____________________________Ano:________
TUIUIÚ ou
JABURU (Jabiru mycteria)
Habitat – pântanos,
lagoas e rios
Hábitos - Vive
em bandos numerosos. Tem grande capacidade de vôo, elevando-se a grandes
altitudes. Quando descansa, na margem do rio ou lagoa, costuma ficar em uma só
perna. Seu andar é deselegante e vagoroso.
Alimentação –
peixes, moluscos e anfíbios.
Reprodução - O
ninho é feito com ramos entrelaçados no alto das árvores. Na época da
incubação, enquanto um choca dois ovos, o outro fica de pé sobre a
beirada do ninho em constante vigília.
Ameaças –
poluição e destruição do habitat.
Fonte:www.terraviva.com.br
Compreensão
do texto
1-
Que tipo de texto é esse?
( ) É uma receita.
( ) É uma poesia.
( ) É uma descrição.
2-
Quais são as características do tuiuiú?
3-
Qual é a parte principal do texto?
4-
Escreva o que se pede de acordo com o texto.
a-
Nome científico do tuiuiú ou jaburu- _______________________
b-
Tipo de animal-_______________________________________
c- Habitat-____________________________________________
d-
Alimentação- ________________________________________
e-
Ameaça -___________________________________________
Análise
Linguística
1-
Pontue adequadamente onde for necessário.
No início da
mata ( ) saindo da escola ( ) começamos a caminhada
( ) Seguindo estrada de terra ( ) andando
no meio da mata ( ) podemos ver animais e árvores típicas
( ) De vez em quando ( ) podemos ver bandos
de pássaros preto ( ) pombas do mato ( )
garças e anus ( )
2-
Empregue adequadamente as palavras porque/por que/por quê.
a-
_______________ o tuiuiú ficar com uma só perna na margem do rio ou
lagoa? ________________ costuma descansar.
b-
________________ ficam de dois na época da incubação?_______________ um choca
os dois ovos e o outro fica de pé à beirada do em constante vigília.
c-
E você acha que o tuiuiú é cuidadoso com seu ninho?__________________?
3-
Complete com o verbo em concordância com o sujeito.
a-
O tuiuiú _______________ cuidadoso com seu ninho. (ser)
b-
Nós ____________ cuidadosos. (ser)
c-
Eles _______________ cuidadosos. (ser)
d-
Eu _______________ do tuiuiú. (gostar)
4-
Use os pronomes eu, ele, ela, ela, eles ou elas no lugar das
palavras em negrito.
a-
Eu e Teddy gostamos do tuiuiú.
___________________________________________
b-
Meu pai e eu ficamos admirados com o tuiuiú.
____________________________________________
c-
As aves cuidam de seu ninho.
____________________________________________
d-
A poluição é uma ameaça ao tuiuiú.
____________________________________________
5- Complete as frases com pronomes adequados.
a-
Ele trouxe o guaraná para _____________. (eu/ mim)
b-
Ele vai sem ________________ . (eu/ mim)
c-
Ninguém consegue correr ____________________. (com nós/ conosco)
d-
Quem quer procurar guaraná _____________________. (com eu/ comigo)
e-
Esta lata de guaraná é para ____________ . (eu/mim)
Capriche na
sua provinha.