Powered By Blogger

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Trabalhando texto descritivo



Escola____________________________________Data ___________
Aluno(a):_________________________________________Ano:_____       

                        ONÇA (Panthera onca)




 
 

Características - também conhecida como onça pintada, é o único grande felino encontrado nas Américas. Mede da cabeça a ponta da cauda cerca de 2,70 m e pode pesar até 160 Kg, é o maior felino das Américas e o terceiro maior do mundo, só perdendo para o Tigre e o Leão. Pode viver até 22 anos.
Habitat campos e florestas.
Ocorrência - América do Norte  e América do Sul.
Hábitos - a onça é um animal solitário e os casais se encontram apenas na época do cruzamento. Se sai muito bem na água, onde pesca e caça até jacarés. Trepa em árvores com a mesma facilidade com que atravessa os maiores rios. Excelente saltadora, tanto em altura quanto em distância. Prefere caçar ao crepúsculo, carregando a caça para algum esconderijo. É um animal territorial. Necessita ocupar um território de 10 a 40 km², variando de acordo com a disponibilidade de alimento e com cada ecossistema.
 Alimentação - carnívoro, compreendendo mamíferos, aves, répteis e peixes, tendo certa preferência por capivaras e jacarés. A cada sete tentativas a onça consegue capturar uma presa. A onça preda 85 espécies animais diferentes e está no topo da cadeia alimentar.
Reprodução - atinge a maturidade sexual aos 3 anos e a gestação dura de 90 a 105 dias, nascendo 1 a 3 oncinhas, que mamam durante dois meses e acompanham a mãe até o final do primeiro ano de vida, enquanto estão aprendendo a caçar, subir em árvores, nadar e enfrentar inimigos ou presas.
Ameaças - espécie ameaçada de extinção pela caça indiscriminada, principalmente pela procura de sua pele e destruição de seu habitat.

       Compreensão do texto
1. Que tipo de texto é esse?
(    ) É uma poesia                    (    ) É uma descrição              (    ) É uma receita

2. Quais as características da onça?

3. Qual é a parte principal do texto?

4) Escreva o que se pede de acordo com o texto:
 Nome científico da onça:
 Tipo de animal:
 Habitat:
 Alimentação:
 Ameaças:

Análise Linguística


1) Pontue adequadamente onde for necessário:
Eu e meu irmão estamos preparando tudo para uma missão na floresta (  ) Colocamos na nossa bolsa (  ) frutas (  ) máquina fotográfica (  ) água e agasalho. Será que teremos sorte hoje (  ) Queremos muito ver uma linda onça (  ) 

2) Empregue adequadamente as palavras porque/ por que/ porquê/ por quê:
a) _____________________ a onça está ameaçada de extinção?
b) Não entendo o _____________________ da agressividade das onças.
c) As onças são carnívoras. __________________?
d) A onça esta em extinção _____________________ os seres humanos retiram sua pele e destroem o seu habitat.

3) Complete com o verbo em concordância com o sujeito:
a) A onça _____________________ cuidadosa na hora da caça. (ser)
b) Nós ___________________ cuidadosos quando estamos nas matas. (ser)
c) Eles _______________________ cuidadosos por causa das onças da região. (ser)
d) Eu _______________________ das onças. (gostar)

4) Use os pronomes eu, ele, ela, eles, elas e nós no lugar das palavras em destaque:
a) Eu e meu irmão adoramos as onças.
___________________________________________________________
b) As onças  são  rápidas e perigosas.
______________________________________________________________
c) Os seres humanos estão acabando com o habitat das onças.
______________________________________________________________
d) A poluição é uma a  meça não só para os animais como para todo o meio ambiente.
______________________________________________________________
  
5) Complete as frases com pronomes adequados:
a) Ele trouxe um livro sobre onças para ____________________. (eu/mim)
b) Ele vai para a floresta sem ___________________. (eu/mim)
c) Ninguém consegue correr ______________________. (com nós/conosco)
d) Quem quer procurar uma onça ______________________? (com eu/comigo)
e) Esse livro sobre animais é para __________________ ver. (eu/mim)

6) Coloque as palavras em ordem alfabética:
onça     mamíferos       floresta       habitat      hábito       felino       carnívoro
____________________________________________________________

7) A palavra mamífero é acentuada porque...
a) (    ) é uma proparoxítona.
b) (    ) termina com a vogal o.
c) (    ) começa com a sílaba ma.
d) (    ) é uma polissílaba.

Redação
Elabore uma redação baseada na figura abaixo. Não esqueça do título, das letra maiúsculas, acentuações e pontuações.

                   __________________________________

________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
Capriche!
GRANDE ESCAVADOR

     O  pinguim de-magalhães  ganhou  esse  nome  ao  ser  visto  por  marinheiros  da  esquadra  do  navegador  Fernão  de  Magalhães,  no  século  16,  na  Patagônia,  região  fria  localizada  no  sul  da  Argentina  e   do  Chile.
     Essa  espécie  não  constrói  ninhos  sobre  o  solo  como  as  outras.  Prefere  ficar  em  túneis  que  cava,  protegendo  as  crias  de  predadores  da  região,  como  raposas.  Quando  os  bebês  crescem,  a  família  deixa  a  patagônia  e  passa  o  inverno  alimentando-se  em  alto-mar,  na  altura  do  sul  do  Brasil.  Às  vezes,  alguns  mais  fracos  e   debilitados  acabam  parando  em  praias  brasileiras  para  descansar.
                                                    (  Revista  Recreio,  São  Paulo,  205, 12. fev. 2004)

1-    Qual é o tipo desse texto?
(  ) instrucional      (   ) descritivo/informativo      (   ) procedimento 

2-   Qual  é  o  objetivo  do  texto?
(    ) explicar  por  que  o  pássaro  recebeu  o  nome. 
(    )  informar  sobre  o  pinguim-de-magalhães.

3-   Qual é o título do texto? 

4-   Por que o texto tem esse título? 

5-    Preencha a ficha descritiva do pinguim-de-magalhães com as informações do texto.
Nome do animal-
Por  que  seu  nome  é  esse-
Região  em  que  vive=
Como  protege  as  crias  de  predadores-
Quem  é  seu  inimigo  natural-

 


Escola________________________Data______________
Aluno(a):____________________________Ano:________
                                                                                              
TUIUIÚ ou JABURU (Jabiru mycteria)

 
                                       
Características -Também conhecido com tuiuiú, atinge 1,15 m de altura, bico com 30 cm, asas 62 cm e cauda com 20 cm. O jaburu é uma ave de corpo robusto, bico grosso e afilado na ponta, pescoço é preto e a parte do papo, dotada de notável elasticidade, é vermelha. A cor predominante das penas no indivíduo adulto é branca
Habitat – pântanos, lagoas e rios
Hábitos - Vive em bandos numerosos. Tem grande capacidade de vôo, elevando-se a grandes altitudes. Quando descansa, na margem do rio ou lagoa, costuma ficar em uma só perna. Seu andar é deselegante e vagoroso.
Alimentação – peixes, moluscos e anfíbios.
Reprodução - O ninho é feito com ramos entrelaçados no alto das árvores. Na época da incubação, enquanto um   choca dois ovos, o outro fica de pé sobre a beirada do ninho em constante vigília.
Ameaças – poluição e destruição do habitat.

Fonte:www.terraviva.com.br

Compreensão do texto
1-    Que tipo de texto é esse?

(   ) É uma receita.      (    ) É uma poesia.      (    ) É uma descrição.

2-    Quais são as características do tuiuiú?

3-    Qual  é a parte principal do texto?

4-    Escreva o que se pede de acordo com o texto.
a-   Nome científico do tuiuiú ou jaburu- _______________________
b-   Tipo de animal-_______________________________________
c-   Habitat-____________________________________________
d-   Alimentação- ________________________________________
e-    Ameaça -___________________________________________

Análise Linguística

1-    Pontue adequadamente onde for necessário.
No início da mata (  ) saindo da escola (  ) começamos a caminhada (    ) Seguindo estrada de terra (    ) andando no meio da mata (    ) podemos ver animais e árvores típicas (     ) De vez em quando (   ) podemos ver bandos de pássaros preto (   ) pombas do mato (     ) garças e anus (     )

2-    Empregue adequadamente as palavras porque/por que/por quê.
a-   _______________ o tuiuiú  ficar com uma só perna na margem do rio ou lagoa? ________________ costuma descansar.
b-   ________________ ficam de dois na época da incubação?_______________ um choca os dois ovos e o outro fica de pé à beirada do em constante vigília.
c-    E você acha que o tuiuiú é cuidadoso com seu ninho?__________________?

3-    Complete com o verbo em concordância com o sujeito.
a-   O tuiuiú _______________ cuidadoso com seu ninho. (ser)
b-   Nós ____________ cuidadosos. (ser)
c-    Eles _______________ cuidadosos. (ser)
d-   Eu _______________ do tuiuiú. (gostar)

4-    Use os pronomes eu, ele, ela, ela, eles  ou  elas no lugar das palavras em negrito.
a-   Eu e Teddy gostamos do tuiuiú.
___________________________________________
b-   Meu pai e eu ficamos admirados com o tuiuiú.
____________________________________________
c-    As aves cuidam de seu ninho.
____________________________________________
d-   A poluição é uma ameaça ao tuiuiú.
____________________________________________

5-    Complete as frases com pronomes adequados.
a-   Ele trouxe o guaraná para _____________. (eu/ mim)
b-   Ele vai sem ________________ . (eu/ mim)
c-    Ninguém consegue correr ____________________. (com nós/ conosco)
d-   Quem quer procurar guaraná _____________________. (com eu/ comigo)
e-    Esta lata de guaraná é para ____________ . (eu/mim)

Capriche na sua provinha.