Escola __________________________________ Data_______________
Aluno(a): ___________________________________________________
Ano:_____ Turma: _____ Turno:_____________________________
1ª parte
A Onça e o Macaco
A onça tinha um desejo: pegar o macaco.
Por isso, imaginou um plano para realizar
seu sonho.
O que será que ela fez?
Um dia, a onça teve uma idéia:
_ Vou me fingir de morta e aí então...
Num instante, se espalhou a notícia da
morte da onça.
Todos os bichos vieram ver a onça de
canela esticada: o cavalo, a capivara, a cabra, o coelho, todos que vocês se
lembrarem. Não faltou nenhum.
O macaco foi o último a chegar.
Espiou da porta e, sem entrar, disse
assim:
_ Coitada da onça! Tão jovem e já defunta.
Por falar nisso, ela já espirrou?
O bode respondeu:
_ Ainda não.
_ Pois minha avó quando morreu deu três
espirros – explicou o macaco.
Ouvindo isto, a onça, sem demora,
espirrou:
_ Atchim! Atchim! Atchim!
O macaco deu uma gargalhada:
_ Onde já se viu defunto espirrar?
Foi um corre-corre, afasta-afasta, um
espalha- pêlo, espalha-pena, que todos começaram a espirrar também:
_ Atchim! Atchim! Atchim!
E o macaco, do alto da jaqueira, gritou:
_ Saúde!
Acharam tão engraçado, que a confusão
acabou em brincadeira e cada qual saiu por aí contando a história a sua
maneira:
_ Foi assim... Foi assado...
Pois é, minha gente, só que dessa vez a
onça não pegou o macaco.
Betty Coelho Silva
Compreensão do texto
Responda
as questões com uso adequado das letras minúsculas e maiúsculas , pontuação e
escrita correta das palavras.
1.Qual
era a intenção da onça ao fingir-se de morta?
_________________________________________________________
2.O
macaco acreditou na morte da onça?________________________________
3.O
macaco perguntou se a onça já havia espirrado.Em sua opinião, por que ele fez
isso?
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
4.Complete
a frase com a opção correta.
O espirro
da onça demonstrou que:
( )
ela estava conseguindo enganar o macaco.
( ) o macaco estava conseguindo enganá-la.
( )
ela era alérgica a macaco.
5. Assinale
o provérbio que melhor se relaciona à história A onça e o macaco.
(
) Antes tarde do que nunca.
(
) Cada macaco no seu galho.
(
) O feitiço virou contra o feiticeiro.
(
) Onde há fumaça, há fogo.
(
) Quem não chora, não mama.
6. Na sua
opinião, o texto A onça e o macaco é:
(
) chato ( ) triste (
) engraçado ( )alegre
7. Leia a
expressão:
“A
onça morreu de raiva”.
O que significa para você a expressão
acima? O que você entendeu?
_______________________________________________________________________________________________________________________
8. Relacione
a 2ª coluna de acordo com a 1ª:
( 1 ) morrer de amores ( ) rir muito
( 2 )morrer de pena ( )
desejar muito o que é dos outros
( 3 )morrer de inveja ( ) ter
muito medo
( 4 )morrer de medo ( ) estar com muita fome
( 5 ) morrer de fome ( ) gostar
muito de alguém
( 6 ) morrer de rir ( )
estar com muito dó de alguém
9. Complete o texto com as palavras que a
professora ditar.
Depois do que ocorreu entre a onça e o
macaco, os animais da___________resolveram
fazer uma ____________festa para comemorar o aniversário do jabuti, o animal
fazer uma ____________festa para comemorar o aniversário do jabuti, o animal
mais _________________ daquela selva.
Todos os ___________________ foram convidados.
O local
da festa foi enfeitado com muitas _________________________
coloridas
e _______________________.
A bicharada estava __________________
esperando a ________________
do
aniversariante. Mas o _______________________se locomovia a passos tão
lentos
que, quando chegou ao ________________marcado, os animais já estavam
comemorando
a festa do próximo ano.
2ª parte
Análise
Linguística
1-
Pontue e coloque a letra maiúscula onde precisar.
No
início da mata
( ) saindo
da estrada (
) começamos a caminhada ( )
( ) eguindo estradas
de terra ( ) andando no meio da
mata ( ) podemos ver animais e
árvores típicas ( ) ( ) e
vez em quando ( ) podemos ver
bandos de pássaros
pretos ( ) pombas do mato (
) garças e anus ( ) ( )
caminhada dá para suar
( ) mas compensa ( )
( ) oltaremos pelo lado da
encosta( ) ( ) descida é fácil ( )
( ) urante a descida ( )
enxergamos extensas plantações( ) ( ) oltaremos para o hotel às 12 horas para
o almoço ( )
2-Leia
o texto e acentue as palavras sublinhadas.
A
festa do aniversario de Sofia foi sabado. Nos nos
divertimos muito, A musica
estava otima, dançamos ate doer o pe. O avo
de Sofia fez varias magicas
durante a festa. Os doces, uma delicia! Ah! O
bolo! Claro que tinha bolo! E era
daqueles de
lamber os labios. Sofia
ficou muito feliz. A festa foi o maximo!
3-Complete
o texto com os verbos que estão entre parênteses flexionando-os adequadamente.
Nós
iremos de carro. ________________ (sair) às 4 horas. ________________
(pegar)
o ônibus na esquina da pracinha. __________________ (descer)
na
Padaria
Modelo.De lá __________________ (avistar)
o parque, que fica ao
lado
da casa de Sofia.
__________________ (chegar) na casa de Sofia às 5
horas.
__________________ (levar) balões e apito, pois ________________
(fazer)
uma grande surpresa na porta da casa dela.
4-Redação
Escolha
um animal e invente uma história sobre
ele. Não se esqueça de dar um título para sua história.
_________________________________
_________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
Leia o
texto.
A coruja e a águia
Coruja e águia, depois de muita briga resolveram fazer as pazes.
— Basta de guerra — disse a coruja.
— O mundo é grande, e tolice maior que o mundo é andarmos a comer os filhotes uma da outra.
— Perfeitamente — respondeu a águia.
— Também eu não quero outra coisa.
— Nesse caso combinemos isso: de agora em diante não comerás nunca os meus filhotes.
— Muito bem. Mas como posso distinguir os teus filhotes?
— Coisa fácil. Sempre que encontrares uns borrachos lindos, bem feitinhos de corpo, alegres, cheios de uma graça especial, que não existe em filhote de nenhuma outra ave, já sabes, são os meus.
— Está feito! — concluiu a águia.
Dias depois, andando à caça, a águia encontrou um ninho com três monstrengos dentro, que piavam de bico muito aberto.
— Horríveis bichos! — disse ela. — Vê-se logo que não são os filhos da coruja.
E comeu-os.
Mas eram os filhos da coruja. Ao regressar à toca a triste mãe chorou amargamente o desastre e foi ajustar contas com a rainha das aves.
— Quê? — disse esta admirada. — Eram teus filhos aqueles monstrenguinhos? Pois, olha não se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste…
Moral da história: Para retrato de filho ninguém acredite em pintor pai. Já diz o ditado: quem ama o feio, bonito lhe parece.
Em: Fábulas, Monteiro Lobato, São Paulo, Brasiliense, s/d, 20ª edição.
CONSTRUINDO
O SENTIDO DO TEXTO
01. Quem são os personagens principais? ___________________________________________
01. Quem são os personagens principais? ___________________________________________
02. Como a coruja descreveu seus filhotes?
__________________________________________
03. Por que a águia não reconheceu os filhotes da coruja?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
04. Segundo a moral, há uma diferença no modo de as
pessoas perceberem as outras. Explique.
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
05. Leia novamente o texto A
coruja e a águia e assinale as alternativas corretas.
1) Esse texto é:
(a) uma poesia.
(b) informativo.
(c) um conto.
(d) uma fábula.
2) Um dia quando a águia estava
caçando encontrou um ninho com:
a) dois filhotinhos lindos.
b) três filhotinhos lindos.
c) dois filhotinhos
horríveis.
d)três filhotinhos horríveis.
3) A coruja disse para
a águia que seus filhotes eram:
a) lindos e tristes.
b) alegres e feios.
c) lindos e alegres.
d) feios e tristes.
4) A águia quando encontrou os
filhotes da coruja não os reconheceu porque:
(a) achou-os muito bonitos.
(b) eles eram horríveis para a
águia.
(c) eles estavam dormindo.
(c) eles estavam dormindo.
(d) eles estavam piando muito
alto.
5) A razão para a coruja
considerar seus filhotes muito bonitos é porque:
(a) era cega.
(b) era muito convencida.
(c) não enxergava muito bem.
(d) era a mãe deles.
6) Essa história trata
especialmente de:
a) incompreensão.
(b) mentira.
(c) esperteza.
(d) ingratidão.