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quinta-feira, 3 de julho de 2014

Trabalhando texto- Fábula


Escola __________________________________ Data_______________
Aluno(a): ___________________________________________________
Ano:_____    Turma:  _____     Turno:_____________________________

                                                            1ª parte

A Onça e o Macaco
     A onça tinha um desejo: pegar o macaco.
     Por isso, imaginou um plano para realizar seu sonho.
     O que será que ela fez?
     Um dia, a onça teve uma idéia:
     _ Vou me fingir de morta e aí então...
     Num instante, se espalhou a notícia da morte da onça.
     Todos os bichos vieram ver a onça de canela esticada: o cavalo, a capivara, a cabra, o coelho, todos que vocês se lembrarem. Não faltou nenhum.
     O macaco foi o último a chegar.
     Espiou da porta e, sem entrar, disse assim:
     _ Coitada da onça! Tão jovem e já defunta. Por falar nisso, ela já espirrou?
     O bode respondeu:
     _ Ainda não.
     _ Pois minha avó quando morreu deu três espirros – explicou o macaco.
     Ouvindo isto, a onça, sem demora, espirrou:
     _ Atchim! Atchim! Atchim!
     O macaco deu uma gargalhada:
     _ Onde já se viu defunto espirrar?
     Foi um corre-corre, afasta-afasta, um espalha- pêlo, espalha-pena, que todos começaram a espirrar também:
     _ Atchim! Atchim! Atchim!
     E o macaco, do alto da jaqueira, gritou:
     _ Saúde!
     Acharam tão engraçado, que a confusão acabou em brincadeira e cada qual saiu por aí contando a história a sua maneira:
     _ Foi assim... Foi assado...
     Pois é, minha gente, só que dessa vez a onça não pegou o macaco.
                                                                                                     
                                                                                                          Betty Coelho Silva


Compreensão do texto

Responda as questões com uso adequado das letras minúsculas e maiúsculas , pontuação e escrita correta das palavras.


1.Qual era a intenção da onça ao fingir-se de morta?

_________________________________________________________


2.O macaco acreditou na morte da onça?________________________________

3.O macaco perguntou se a onça já havia espirrado.Em sua opinião, por que ele fez isso?

_____________________________________________________________
_____________________________________________________________ 

4.Complete a frase com a opção correta.
O espirro da onça demonstrou que:
   (   ) ela estava conseguindo enganar o macaco.
   (   ) o macaco estava conseguindo enganá-la.
   (   ) ela era alérgica a macaco.
  
5. Assinale o provérbio que melhor se relaciona à história A onça e o macaco.
        (   ) Antes tarde do que nunca.
        (   ) Cada macaco no seu galho.
        (   ) O feitiço virou contra o feiticeiro.
        (   ) Onde há fumaça, há fogo.
        (   ) Quem não chora, não mama.

6. Na sua opinião, o texto A onça e o macaco é:
         (   ) chato         (   ) triste       (   ) engraçado    (  )alegre

7. Leia a expressão:
   A onça morreu de raiva”.
      O que significa para você a expressão acima? O que você entendeu?
_______________________________________________________________________________________________________________________

8. Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª:
(  1 ) morrer de amores         (    ) rir muito
(  2 )morrer de pena             (    ) desejar muito o que é dos outros
( 3  )morrer de inveja           (    ) ter muito medo
(  4 )morrer de medo            (    ) estar com muita fome
( 5  ) morrer de fome           (    ) gostar muito de alguém
( 6  ) morrer de rir               (    ) estar com muito dó de alguém

 9. Complete o texto com as palavras que a professora ditar.
    Depois do que ocorreu entre a onça e o macaco, os animais da___________resolveram                      
fazer uma ____________festa para comemorar o aniversário do jabuti, o animal
 mais _________________ daquela selva.
     Todos os ___________________ foram convidados.
      O local da festa foi enfeitado com muitas _________________________
coloridas e _______________________. 
       A bicharada estava __________________ esperando a ________________
do aniversariante. Mas o _______________________se locomovia a passos tão
lentos que, quando chegou ao ________________marcado, os animais já estavam
comemorando a festa do próximo ano.
  
2ª parte
Análise Linguística 

1- Pontue e coloque a letra maiúscula onde precisar.
        No  início  da  mata  (   )  saindo  da   estrada   (    )    começamos   a caminhada (   )   (   ) eguindo  estradas  de terra (   ) andando no meio da mata (    )  podemos ver animais  e   árvores   típicas (    )   (    )  e vez em quando (   ) podemos ver bandos  de  pássaros   pretos (    ) pombas  do mato (   )   garças e anus (    )  (    )   caminhada    para suar    (    ) mas compensa (    )    (    ) oltaremos  pelo lado da   encosta(   )  (   )  descida é fácil (    )  (    ) urante a descida (    )  enxergamos  extensas plantações(   )  (     ) oltaremos para o hotel às 12 horas para o almoço (   )

2-Leia o texto e acentue as palavras sublinhadas.  
A festa do aniversario de Sofia foi sabado. Nos nos divertimos muito, A musica
estava  otima, dançamos ate  doer o pe. O  avo  de Sofia  fez  varias   magicas
durante  a festa. Os doces, uma delicia! Ah! O bolo! Claro que tinha bolo! E era
daqueles  de  lamber  os labios.  Sofia  ficou  muito feliz. A festa foi o maximo!
  
3-Complete o texto com os verbos que estão entre parênteses flexionando-os adequadamente.
Nós iremos de carro. ________________ (sair) às 4 horas. ________________
(pegar) o ônibus na esquina da pracinha. __________________  (descer)   na
Padaria Modelo.De    __________________   (avistar)  o parque, que fica ao
lado da casa de Sofia.  __________________  (chegar)  na casa de Sofia às 5
horas. __________________ (levar) balões e apito, pois   ________________
(fazer) uma grande surpresa na porta da casa dela.

4-Redação
Escolha um animal  e invente uma história sobre ele. Não se esqueça de dar um título para sua história.

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               Capriche na sua provinha!      






Leia o texto.
                             
A coruja e a águia   

Coruja e águia, depois de muita briga resolveram fazer as pazes.
— Basta de guerra — disse a coruja.
— O mundo é grande, e tolice maior que o mundo é andarmos a comer os filhotes uma da outra.

— Perfeitamente — respondeu a águia.
— Também eu não quero outra coisa.

— Nesse caso combinemos isso: de agora em diante não comerás nunca os meus filhotes.
— Muito bem. Mas como posso distinguir os teus filhotes?
— Coisa fácil. Sempre que encontrares uns borrachos lindos, bem feitinhos de corpo, alegres, cheios de uma graça especial, que não existe em filhote de nenhuma outra ave, já sabes, são os meus.
— Está feito! — concluiu a águia.
Dias depois, andando à caça, a águia encontrou um ninho com três monstrengos dentro, que piavam de bico muito aberto.
— Horríveis bichos! — disse ela. — Vê-se logo que não são os filhos da coruja.
E comeu-os.
Mas eram os filhos da coruja. Ao regressar à toca a triste mãe chorou amargamente o desastre e foi ajustar contas com a rainha das aves.

— Quê? — disse esta admirada. — Eram teus filhos aqueles monstrenguinhos? Pois, olha não se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste…


Moral da história: Para retrato de filho ninguém acredite em pintor pai. Já diz o ditado: quem ama o feio, bonito lhe parece.
                    
Em: Fábulas, Monteiro Lobato, São Paulo, Brasiliense, s/d, 20ª edição.


CONSTRUINDO O SENTIDO DO TEXTO
01. Quem são os personagens principais? ___________________________________________
02. Como a coruja descreveu seus filhotes? __________________________________________
03. Por que a águia não reconheceu os filhotes da coruja?
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04. Segundo a moral, há uma diferença no modo de as pessoas perceberem as outras. Explique.
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________

05. Leia novamente o texto A coruja e a águia e assinale as alternativas corretas.
1) Esse texto é:
(a) uma poesia. 
(b) informativo.  
(c) um conto. 
(d) uma fábula.

2) Um dia quando a águia estava caçando encontrou um ninho com:
a) dois filhotinhos lindos.                          
b) três filhotinhos lindos. 
c) dois filhotinhos horríveis. 
d)três filhotinhos horríveis.
                     
3)  A coruja disse para a águia que seus filhotes eram:
a) lindos e tristes.                                             
b) alegres e feios.
c) lindos e alegres.
d) feios  e tristes.                                            

4) A águia quando encontrou os filhotes da coruja não os reconheceu porque:
(a) achou-os muito bonitos.         
(b) eles eram horríveis para a águia.                     
(c) eles estavam dormindo.          
(d) eles estavam piando muito alto.

5) A razão para a coruja considerar seus filhotes muito bonitos é porque:
(a) era cega.             
(b) era muito convencida.
(c) não enxergava muito bem.
(d) era a mãe deles.

6) Essa história trata especialmente de:
a) incompreensão.  
(b) mentira.        
(c) esperteza.         
(d) ingratidão.