Powered By Blogger

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Traballhando textos-DIVERSOS





ESTUDO DO TEXTO

1-Qual é o título do texto?

R__________________________________________________________

2-De onde foi retirado o texto?

R___________________________________________________________

3-Qual é o assunto do texto?

R___________________________________________________________

3-Para quem foi escrito esse texto?

R___________________________________________________________

4-Como é a organização do texto?

R___________________________________________________________

5-Copie o item que você mais gostou do texto.

R___________________________________________________________



REDAÇÃO

Escreva  cinco itens que você considera como deveres da criança.
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
ANÁLISE LINGUÍSTICA

1-Escreva as palavras abaixo em ordem alfabética.

algodão- agasalhado –abrir – ar – ajuda – avô

 ____________________________________________________________

menino-bebê –queixo – anjo – família – verão – olhos

____________________________________________________________



2-Acentue    as palavras abaixo:

taxi - tenis - virus - album – orfão - regua – hífen –tunel –torax – açucar

pessego - saida -infancia -ingles - ja=lampada -fe –pagina-amavel- a  avo

 

3-Sublinhe os verbos das frases.

a) A criança tem direito à educação.

b) Estudar é um dos deveres da criança.

c) O time joga muito bem.

d) As crianças gostaram do futebol.

e) As meninas dormiram e sonharam com o castelo encantado.


TRABALHANDO  A CIDADANIA


                                   O QUE É SER CIDADÃO?

Ser cidadão é ter direitos a serem exercidos e deveres a serem cumpridos.
É viver de acordo com as leis estabelecidas na Constituição do país.
Constituição é o conjunto básico de leis que regem uma nação.
Direitos: tudo aquilo que oferece garantia aos homens e às mulheres de uma sociedade, legalizando e legitimando sua cidadania.
Deveres: tudo que as pessoas são obrigadas a fazer e o que é determinado pela lei, pela moral e pelos bons costumes. Trata-se de uma obrigadas a fazer que homens e mulheres precisam acatar e à qual devem obedecer, contribuindo, dessa maneira, para as leis e os para costumes sejam conhecidos e respeitados.
Em princípio, o termo cidadania significa apenas o fato de ter nascido em um país.
Na verdade, o termo “cidadania” hoje significa muito mais do que isso.
Todas as ações que envolvem e afetam coletividade são ações da cidadania: ir à escola estudar, trabalhar, cuidar dos bens comuns, preservar a natureza, proteger o patrimônio nacional, entre outros.
                                           
Não basta ser cidadão, é preciso viver a cidadania!

Se procuro por um policial para pedir ajuda porque fui assaltada e ele se nega a me ajudar, ele está cometendo uma ação contra a cidadania.
Se um médico de um posto de saúde atende mal um paciente ou nega atendimento, ele esta ferindo os direitos do cidadão.
Se jogo lixo na rua ou estrago um telefone público, estou sendo um mau cidadão.
Se desrespeito a fila, estou desrespeitando o direito do outro e, portanto, não estou agindo como um bom cidadão.

Uma nação só cresce e se desenvolve se seu povo exercer a cidadania.


Resumo de texto retirado do livro: Fé na vida. Margarida Regina de Almeida e José Donizetti.

Atividades
1-    Dê o significado das palavras abaixo:
·                  cidadão-
·                  cidadania-
·                  constituição-
·                  direito-
·                  deveres-

2-    Cite cinco ações que você pratica como cidadão.
     1-
     2-
     3-
     4-
     5-

3-    Marque X nas frases abaixo somente onde aparecem ações que indiquem ser um bom cidadão.

     (    ) Uma idosa pede ajuda a um jovem ao atravessar a rua, porém esse não dá a mínima à senhora.

    (    ) O médico atendeu seu paciente com muita atenção.

    (    ) O policial atendeu o menino com presteza e rapidamente resgatou o objeto  roubado.

    (    ) O menino costuma faltar aula para ficar soltando pipa na rua.

    (    ) As pessoas que moram nessa  cidade não costumam deixar lixos pela rua ao terminar as festividades populares.

    (    ) Na hora do recreio dou uma de esperto, costumo não respeitar a fila e pego rapidamente o meu lanche. Não ligo nem um pouquinho para as reclamações.




Escola  _______________________________________      Data_______________
Aluno (a)  : ____________________________________   Ano:____   Turma______
                                          

DIÁRIO DA SERAFINA

Querido diário,
      Sabe como a minha mãe revolveu comemorar o aniversário do meu pai? De um jeito muito simples: preparando, no capricho, um belo de um frango com polenta e salada de rúcula (a comida preferida dele) para o jantar. E convidou o seu Nono para vir jantar com a gente.
      Mas sabe da maior? Na última hora, ela faz a polenta virar bolo e encheu de velinhas! Foi tão engraçado! Um aniversário bem diferente o meu pai teve este ano.
      Mas o melhor de tudo foi a frente fria que chegou do Sul daquele jeito na madrugadinha do dia 2. Por causa dela, o meu pai estreou no mesmo dia o cachecol que eu fiz e já saiu para trabalhar com ele no pescoço, todo feliz da vida!
      Depois do jantar, então, o sorriso dele ia até as orelhas!
      Meu pai é mesmo uma pessoa maravilhosa: fica feliz e contente com qualquer agradinho que a gente faça! Pode ser em forma de carinho mesmo, beijo e abraço e cafuné, ou de comida, ou de bilhetinhos, cartas, cartões, ou qualquer lembrancinha boba, que a gente mesmo faça.
      É muito fácil agradar e amar um pai, como o meu, diário.
      Tchau. Vou parar porque preciso estudar para a prova de Matemática na casa do Tadeu.
P.S.: Esqueci de dizer qual foi a sobremesa: manjar branco com fios de ovos. Hum… Que delícia!

CRISTINA PORTO. O DIÁRIO ESCONDIDO DE SERAFINA.SÃO PAULO: ÁTICA, 1997


Interpretação do texto:


1-              Sobre que assunto Serafina escreveu?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-              Quem você imagina que seja seu Nono?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-              O que Serafina deu de presente ao pai dela?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4-              O que Serafina acha do pai dela?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5-              Em sua opinião, por que Serafina considerou simples e diferente a forma como a mãe preparou o aniversário do pai?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Análise Linguística

1- Coloque as palavras abaixo em ordem alfabética:
       
 amor -  autor - amanhecer - aviador - amigo - altura       
           ________________________________________________________________________
      
 maçã - melão - milho - mostarda -  mamão
      ________________________________________________________________________

2-    Marque (1) para hiato,  (2) para ditongo e  (3) para tritongo:
 
     (    ) serviu                     (    ) outra           (    ) queimada       (    ) pai
          (    ) cheirosas               (    ) dia               (    ) trouxeram       
          (    ) averiguou               (    ) saída           (    ) coqueiro
                                               
3-    Coloque o acento agudo ou circunflexo onde precisar:

       onibus – pagina – comodo – regua – domino – aniversario-
                   sabado-magico- o vovo- calendario

4-    Pontue adequadamente o texto:

           Não chovia  há muitos e muitos meses(   ) de modo  que os animais ficaram inquietos (  )  Uns diziam que ia chover logo (    ) outros diziam que ainda ia demorar (    ) mas não chegavam a uma conclusão (    )
             (    ) Chove só quando a água cai do telhado no meu galinheiro(     ) esclareceu a galinha (    )
             (    ) Ora (   ) que bobagem (   )(   ) disse o sapo (   )


5-    Complete com  m  ou   n :                                          


      mo____tanha                                        
      ta____bé____                                                                      
      co____panheiro                                             
      i_____provisar                                          
      a____zol                                                                              
      casame____to                                       
      ca_____pestre                                       
      pa____taneiro                                      
      e____trada                                                  
      garage_____   




TRABALHANDO COM RÓTULOS

Quando vamos ao supermercado encontramos diversos tipos de mercadoria com embalagens diferentes. As embalagens possuem rótulos que informam ao consumidor o nome do produto, utilidade, os ingredientes utilizados, a data da fabricação, a data de validade, etc.

  Pesquise, recorte e cole um rótulo de um produto alimentício,depois retire as informações abaixo:

Nome do produto:

Composição: _________________________________

Modo de uso do produto:________________________

Data da fabricação:_____________________________

Validade do produto:____________________________

Agora, crie um rótulo de produto, desenhe e pinte bem bonito. Não esqueça de evidenciar o nome do produto.