ESTUDO DO
TEXTO
1-Qual é o
título do texto?
R__________________________________________________________
2-De onde
foi retirado o texto?
R___________________________________________________________
3-Qual é o
assunto do texto?
R___________________________________________________________
3-Para quem
foi escrito esse texto?
R___________________________________________________________
4-Como é a
organização do texto?
R___________________________________________________________
5-Copie o
item que você mais gostou do texto.
R___________________________________________________________
REDAÇÃO
Escreva cinco itens que você considera como deveres
da criança.
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
TRABALHANDO A CIDADANIA
2- Cite
cinco ações que você pratica como cidadão.
3- Marque
X nas frases abaixo somente onde aparecem ações que indiquem ser um bom cidadão.
Escola _______________________________________ Data_______________
ANÁLISE
LINGUÍSTICA
1-Escreva as
palavras abaixo em ordem alfabética.
algodão-
agasalhado –abrir – ar – ajuda – avô
____________________________________________________________
menino-bebê
–queixo – anjo – família – verão – olhos
____________________________________________________________
2-Acentue as palavras abaixo:
taxi - tenis
- virus - album – orfão - regua – hífen –tunel –torax – açucar
pessego -
saida -infancia -ingles - ja=lampada -fe –pagina-amavel- a avo
3-Sublinhe
os verbos das frases.
a) A criança
tem direito à educação.
b) Estudar é
um dos deveres da criança.
c) O time
joga muito bem.
d) As
crianças gostaram do futebol.
e) As
meninas dormiram e sonharam com o castelo encantado.
TRABALHANDO A CIDADANIA
O QUE É SER CIDADÃO?
Ser
cidadão é ter direitos
a serem exercidos e deveres a serem cumpridos.
É
viver de acordo com as leis estabelecidas na Constituição do país.
Constituição
é o conjunto básico de leis que regem uma nação.
Direitos:
tudo aquilo que oferece garantia aos homens e às mulheres de uma sociedade,
legalizando e legitimando sua cidadania.
Deveres:
tudo que as pessoas são obrigadas a fazer e o que é determinado pela lei, pela
moral e pelos bons costumes. Trata-se de uma obrigadas a fazer que homens e
mulheres precisam acatar e à qual devem obedecer, contribuindo, dessa maneira,
para as leis e os para costumes sejam conhecidos e respeitados.
Em
princípio, o termo cidadania significa apenas o fato de ter
nascido em um país.
Na
verdade, o termo “cidadania” hoje significa muito mais do que isso.
Todas
as ações que envolvem e afetam coletividade são ações da cidadania: ir à escola
estudar, trabalhar, cuidar dos bens comuns, preservar a natureza, proteger o
patrimônio nacional, entre outros.
Não basta ser cidadão, é
preciso viver a cidadania!
Se
procuro por um policial para pedir ajuda porque fui assaltada e ele se nega a
me ajudar, ele está cometendo uma ação contra a cidadania.
Se
um médico de um posto de saúde atende mal um paciente ou nega atendimento, ele
esta ferindo os direitos do cidadão.
Se
jogo lixo na rua ou estrago um telefone público, estou sendo um mau cidadão.
Se
desrespeito a fila, estou desrespeitando o direito do outro e, portanto, não
estou agindo como um bom cidadão.
Uma nação só cresce e se
desenvolve se seu povo exercer a cidadania.
Resumo de texto retirado do livro: Fé na vida. Margarida
Regina de Almeida e José Donizetti.
Atividades
1- Dê o
significado das palavras abaixo:
· cidadão-
· cidadania-
· constituição-
· direito-
· deveres-
1-
2-
3-
4-
5-
(
) Uma idosa pede ajuda a um jovem ao atravessar a rua, porém esse não dá a
mínima à senhora.
(
) O médico atendeu seu paciente com muita atenção.
(
) O policial atendeu o menino com presteza e rapidamente resgatou o objeto roubado.
(
) O menino costuma faltar aula para ficar soltando pipa na rua.
(
) As pessoas que moram nessa cidade não costumam deixar lixos pela rua ao
terminar as festividades populares.
(
) Na hora do recreio dou uma de esperto, costumo não respeitar a fila e
pego rapidamente o meu lanche. Não ligo nem um pouquinho para as reclamações.
Escola _______________________________________ Data_______________
Aluno (a) : ____________________________________ Ano:____ Turma______
DIÁRIO DA SERAFINA
Querido diário,
Sabe como a minha mãe revolveu comemorar
o aniversário do meu pai? De um jeito muito simples: preparando, no capricho,
um belo de um frango com polenta e salada de rúcula (a comida preferida dele)
para o jantar. E convidou o seu Nono para vir jantar com a gente.
Mas sabe da maior? Na última hora, ela
faz a polenta virar bolo e encheu de velinhas! Foi tão engraçado! Um
aniversário bem diferente o meu pai teve este ano.
Mas o melhor de tudo foi a frente fria
que chegou do Sul daquele jeito na madrugadinha do dia 2. Por causa dela, o meu
pai estreou no mesmo dia o cachecol que eu fiz e já saiu para trabalhar com ele
no pescoço, todo feliz da vida!
Depois do jantar, então, o sorriso dele
ia até as orelhas!
Meu pai é mesmo uma pessoa maravilhosa:
fica feliz e contente com qualquer agradinho que a gente faça! Pode ser em
forma de carinho mesmo, beijo e abraço e cafuné, ou de comida, ou de
bilhetinhos, cartas, cartões, ou qualquer lembrancinha boba, que a gente mesmo
faça.
É muito fácil agradar e amar um pai, como
o meu, diário.
Tchau. Vou parar porque preciso estudar
para a prova de Matemática na casa do Tadeu.
P.S.:
Esqueci de dizer qual foi a sobremesa: manjar branco com fios de ovos. Hum… Que
delícia!
CRISTINA
PORTO. O DIÁRIO ESCONDIDO DE SERAFINA.SÃO PAULO: ÁTICA, 1997
Interpretação
do texto:
1-
Sobre que
assunto Serafina escreveu?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2-
Quem você
imagina que seja seu Nono?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3-
O que
Serafina deu de presente ao pai dela?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4-
O que
Serafina acha do pai dela?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5-
Em sua
opinião, por que Serafina considerou simples e diferente a forma como a mãe
preparou o aniversário do pai?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Análise Linguística
amor - autor - amanhecer - aviador - amigo - altura
________________________________________________________________________
maçã - melão - milho - mostarda - mamão
________________________________________________________________________
( ) serviu ( ) outra (
) queimada ( ) pai
( ) cheirosas ( ) dia ( ) trouxeram
( ) averiguou ( ) saída (
) coqueiro
3- Coloque o acento agudo ou
circunflexo onde precisar:
onibus – pagina – comodo – regua –
domino – aniversario-
sabado-magico-
o vovo- calendario
Não chovia há muitos e muitos meses( ) de modo que os animais ficaram inquietos ( ) Uns diziam que ia chover logo ( ) outros diziam que ainda ia demorar ( ) mas não chegavam a uma conclusão ( )
( ) Chove só quando a água cai do telhado no meu
galinheiro(
) esclareceu a galinha ( )
( ) Ora ( ) que
bobagem ( )( ) disse o sapo ( )
5- Complete com m ou n :
mo____tanha
ta____bé____
co____panheiro
i_____provisar
a____zol
casame____to
ca_____pestre
pa____taneiro
e____trada
garage_____
TRABALHANDO COM RÓTULOS
Quando vamos ao supermercado encontramos diversos tipos de mercadoria com embalagens diferentes. As embalagens possuem rótulos que informam ao consumidor o nome do produto, utilidade, os ingredientes utilizados, a data da fabricação, a data de validade, etc.
Pesquise, recorte e cole um rótulo de um produto alimentício,depois retire as informações abaixo:
Nome do produto:
Composição: _________________________________
Quando vamos ao supermercado encontramos diversos tipos de mercadoria com embalagens diferentes. As embalagens possuem rótulos que informam ao consumidor o nome do produto, utilidade, os ingredientes utilizados, a data da fabricação, a data de validade, etc.
Pesquise, recorte e cole um rótulo de um produto alimentício,depois retire as informações abaixo:
Nome do produto:
Composição: _________________________________
Modo de uso do produto:________________________
Data da fabricação:_____________________________
Validade do produto:____________________________
Agora, crie um rótulo de produto, desenhe e pinte bem bonito. Não esqueça de evidenciar o nome do produto.
Data da fabricação:_____________________________
Validade do produto:____________________________
Agora, crie um rótulo de produto, desenhe e pinte bem bonito. Não esqueça de evidenciar o nome do produto.