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quinta-feira, 3 de julho de 2014

Trabalhando texto-Poema/Poesia

Escola ______________________  Data______________
Aluno (a)  : ___________________________Ano: ______



O CADERNO

Sou eu que vou seguir você
do primeiro rabisco até o bê-a-bá
em todos os desenhos coloridos vou estar
a casa, a montanha, duas nuvens no céu
e um sol a sorrir no papel

Sou eu que vou ser seu colega,
seus problemas ajudar a resolver
te acompanhar nas provas bimestrais, você vai ver
Serei de você confidente fiel,
se seu pranto molhar meu papel.

Sou eu que vou ser seu amigo,
Vou lhe dar abrigo, se você quiser
Quando surgirem seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel.

O que está escrito em mim comigo
Ficará guardado, se lhe dá prazer
A vida segue sempre, o que se há de fazer
Só peço a você um favor, se puder
Não me esqueça num canto qualquer.

Toquinho. CD Casa de Brinquedos. Polygran, 1995

Interpretando o Texto

1-Qual é o título do texto? E quem é o autor?
__________________________________________________

2-O texto O caderno está organizado em 4 estrofes com 5 versos cada. Agora responda: que tipo de texto é?
_________________________________________________

3-Qual é o assunto do texto?
 _________________________________________________

4-Encontre no texto versos que revelam:

Companheirismo-_________________________________________
Solidariedade-___________________________________________
Tristeza-_______________________________________________
Amizade-_______________________________________________
Fidelidade______________________________________________

Um pouco de Gramática

1- Leia  as palavras  e escreva-as separando em sílabas:

arremessar___________________________________

 caderno _____________________________________

 acrescentar ___________________________________

ajudante______________________________________

feroz_________________________________________

 último_______________________________________

 problemática__________________________________



2- Pinte as sílabas que foram pronunciadas com maior intensidade na atividade anterior.


3- Complete adequadamente:.

Sílaba______________________é aquela pronunciada com maior intensidade.


4 – Observando a sílaba tônica das palavras abaixo, identifique aquelas que não fazem parte dos conjuntos e escreva-a ao lado:

      café favor                                ___________________________
      puder
      salão nuvens


      junto galinha                            ____________________________
      caderno
      canto médico


       música gramática                      ___________________________
       tônica
       sílaba também



5 – Faça um quadro distribuindo as palavras da atividade anterior nas colunas correspondentes. Atenção: observe a posição das sílabas tônicas!
Oxítona  (última)                 Paroxítona (penúltima)         Proparoxítona (antepenúltima)

_______________        __________________      ________________________
_______________        __________________       ________________________
_______________        __________________       ________________________
_______________        __________________       ________________________


6 – Reescreva as palavras a seguir, separe-as em sílabas, circule a sílaba tônica e classifique-as em  oxítona ,  paroxítona  ou proparoxítona :

a) cafezinho ______________________________________________

b) companheirismo _________________________________________

c) relaxados______________________________________________

d) paralelepípedo__________________________________________

e) conversando____________________________________________

f) concordaram____________________________________________

g) alegremente____________________________________________

h) juramento______________________________________________

i) caprichávamos___________________________________________

j) encadernação____________________________________________

k) solenidade______________________________________________

l) sensação_______________________________________________


Redação

Escreva cinco itens indicando cuidados que devemos ter no uso do caderno em nosso dia a dia. 

1-____________________________________________
2-____________________________________________
3-____________________________________________
4-____________________________________________
5-____________________________________________


Escola__________________________________  Data_________________
Aluno (a): _____________________________________________________
Ano:_______       Turma:_______                  Turno:____________________




Brincar na rua                

                     
( Carlos Drummond de Andrade)
                                                                          

Tarde?

O dia dura menos de que um dia.
O corpo ainda não parou de brincar
E já estão chamando da janela:
È tarde.

Ouço sempre este som; é tarde, tarde.
A noite chega de manhã?
Só existe a noite e seu sereno?

O mundo não é mais depois das cinco?
É tarde.
A sombra me proíbe.
Amanhã, a mesma coisa.
Sempre tarde, antes de ser tarde.
          


ESTUDO DO TEXTO

1-O texto que você está estudando é uma poesia. As poesias podem ser feitas por meio de versos. Na poesia formada de versos, cada linha é um verso. Quantos versos há nessa poesia?
_____________________________________________________________

2-O autor fez uma poesia criando conjuntos de versos. Cada conjunto é chamado estrofe. Com quantas estrofes ele organizou a poesia?
  ____________________________________________________________

3-Leia a primeira estrofe e marque a resposta certa.

a-    Quando a criança diz: “O dia dura menos que um dia”, isso significa que:

              (    ) o dia é mais curto que a noite.
              (    )  o dia é pouco para ela, pois gostaria de      brincar mais.
              (    )  o dia é longo para ela e  logo se cansa de brincar.


a    b-  Leia o título da poesia. O lugar onde a criança está brincando é:
              
              (    ) no quintal de sua casa.
              (    ) na rua.
              (    )  na casa da vizinha.

c-    No início da poesia a criança está se sentindo:
              
              (    ) contente           
              (    ) chateada            
              (    ) feliz

4- Leia a segunda estrofe e responda.

a-    Explique o  quer dizer-”Ouço sempre este som: é tarde , é tarde.
_________________________________________________________

5- Leia a última estrofe.
a-    Por que a criança  pergunta :
 “ O mundo não é mais depois das cinco?”
___________________________________________________________
        
 b-  O que a criança quer dizer com: “A sombra me proíbe”?
____________________________________________________________
____________________________________________________________


6- Pense sobre o que a criança diz na poesia e responda:
a-    Você pode brincar o tempo todo de sua vida? Por quê?
___________________________________________________________
b-     Você costuma brincar antes de fazer seus deveres de casa e da escola?
___________________________________________________________
 c-    Quais são suas brincadeiras preferidas ?
___________________________________________________________
7-  Escolha uma brincadeira e escreva como ela é realizada. O título de seu texto pode ser o nome da brincadeira.
 ___________________________________________________________                    ____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________





Escola _____________________________________  Data___________________
Aluno(a):___________________________________  Ano:______ Turma:______

Quem sou eu?
(Pedro Bandeira)

Eu às vezes não entendo!
As pessoas têm um jeito
De falar de todo mundo
Que não deve ser direito.

Em cada lugar que eu vou,
Na escola, na rua também,
Ouço dizerem assim,
Quando se fala de alguém:
Você conhece o Fulano,
Que chegou de uma viagem?
O pai dele é muito rico,
Tem dois carros na garagem!
E o Maneco lá do clube?
Pensa que é rico também?
Precisa ver que horrível
É o tênis que ele tem!

Aí eu fico pensando
Que isso não está bem.
As pessoas são quem são,
Ou são o que elas têm?

Eu queria que comigo
Fosse tudo diferente.
Se alguém pensasse em mim,
soubesse que eu sou gente,
falasse do que eu penso,
lembrasse do que eu falo,
pensasse no que eu faço,
soubesse por que me calo!

Porque eu não sou o que visto.
Eu sou do jeito que estou!
Não sou também o que eu tenho.
Eu sou mesmo quem eu sou!

Questões sobre o texto
1-     Qual é o título do texto? __________________________________________________________________________

2-     Quem é o autor do texto?
_____________________________________

3-     Qual é o gênero do texto?
 (   ) receita   (   ) notícia    (   ) poema

4-     Quantos versos  e estrofes tem o texto?   ________ versos     _________ estrofes


5-     Qual é o assunto do texto? __________________________________________________________________________

6-     De acordo com o texto, como as pessoas são vistas quando dizem sobre elas?
(    )  pelo o que  têm de posse econômica.
(    )  pelo o que imaginam ser a pessoa..
(    )  pela sua atitude na convivência com os outros.

7-     De acordo com o texto, como o narrador gostaria que as pessoas pensassem sobre ele?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________

8-     Circule os verbos da seguinte estrofe:

            Eu queria que comigo
Fosse tudo diferente.
Se alguém pensasse em mim,
soubesse que eu sou gente,
falasse do que eu penso,
lembrasse do que eu falo,
pensasse no que eu faço,
soubesse por que me calo!

9-    Retire do texto:
a-     duas  palavras com acento agudo
            _____________________________________

b-     duas  palavras com acento circunflexo
            _____________________________________

c-    uma frase com ponto final
            _____________________________________
            _____________________________________

d-     uma frase com ponto de interrogação
            _____________________________________
            _____________________________________

e-     uma frase com ponto de exclamação
            _____________________________________
            _____________________________________       






Escola_________________________________    Data__________________
Aluno (a):_______________________________    Ano:_____Turma________
                              UM AMIGO                            

Ter um amigo é maravilhoso.
Ser amigo de alguém ainda é melhor.
É como acordar
E sentir o sol a brilhar.

Um amigo é alguém
com quem se está sempre bem.
Mas amigo é muito mais do que isso!
É alguém que pensa em ti,
quando não estás aqui.
É alguém que bate com os dedos na madeira,
quando tens que fazer coisas difíceis.

Nunca se está realmente só,
quando se tem um amigo. 

Um amigo ouve o que tu dizes
e tenta compreender
o que não sabes dizer.

Mas um amigo
não está sempre de acordo contigo.

Um amigo gosta de ti
mesmo que faças asneiras.

Um amigo ensina-te a gostar de coisas novas.
Não terias imaginado essas coisas se
estivesses sozinho.

Amigo é uma palavra bonita.
É quase a melhor palavra!
Toda a gente pode ter um amigo.
Mas não vivas tão apressado
que nem vejas
que há alguém que quer ser teu amigo. 

Um amigo, é alguém que é para ti uma festa 
Alguém que pensa em ti,
que te ouve
e te ajuda a descobrir coisas.
Alguém que está contigo e não tem pressas.
Alguém em quem tu podes acreditar!
Quem é teu amigo?


Um amigo contradiz-te
e obriga-te a pensar honestamente.

Leif Kristiansson
Retirado do livro- Coleção ABCD  do livro C- 2ª edição, 2008.

ESTUDO DO TEXTO
1-    Retire do texto:
a-    Título__________________________________
b-   Autor__________________________________
c-    Número de estrofe________________________
d-   Número de versos_________________________

2-   Qual é o gênero do texto?
a-    Receita.
b-   Poema.

c-    Fábula.
d-   História em quadrinhos.
e-   Carta.

3-   Justifique sua resposta. O texto apresenta:
a-    Mensagem curta.
b-   Ingredientes e modo de preparo.
c-    Moral da história.
d-   Ilustrações, divisão em cenas e balões na fala.
e-   Versos e estrofes.

4-   Qual é o assunto do texto?
a-    Informação de como fazer amizade.
b-   Conta a história de um amigo.
c-    De quem quer ser um amigo.
d-   De como deve ser um amigo, das qualidades que um amigo deve ter.
e-   Fala de um falso amigo.

5-   No final do texto é apresentada uma pergunta, cuja função é:
a-    Oferecer um amigo ao leitor.
b-   Refletir sobre as qualidades que um verdadeiro amigo deve ter.
c-    Mostrar ao leitor que ele não tem amigo.
d-   Refletir que não é importante ter amigo.
e-   Apresentar o autor do texto como um amigo.

REDAÇÂO
Você tem um amigo ou uma amiga? Escreva sobre ele (a). Não esqueça de apresentar em sua redação: o nome do amigo (a); como ele(a) é; como trata você.
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Escola _________________________________  Data_________________
Aluno(a):________________________________ Ano_____ Turma______



Pardalzinho

O pardalzinho nasceu livre.
Quebraram-lhe a asa.
Sacha lhe deu uma casa,
Água, comida e carinhos.
Foram cuidados em vão:
A casa era uma prisão,
O pardalzinho morreu.
O corpo Sacha enterrou
No jardim; a alma, essa voou.
Para o céu dos passarinhos.
Manuel Bandeira

A- Estudo do texto

1-     Por que o texto tem como título “Pardalzinho”?
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2-     Como nasceu o pardalzinho?
___________________________________________________________________

3-     O que aconteceu com ele?
___________________________________________________________________

4-     Quem cuidou e como foi cuidado?
___________________________________________________________________

5-     Por que você acha que o pardalzinho morreu?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

6-     O que aconteceu com o pardalzinho depois de sua morte?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________





B- Gramática

1-     Pontue corretamente o texto:

            Pedrinho voltou da escola e disse à Dona Tonica que as férias iam começar a
       uma semana, a boa senhora perguntou (  )
           (  )Onde quer passar as férias, meu filho (  )
           (  )Que pergunta, mãe(  ) No sítio da vovó (  )
           Ele respondeu (  )
           (  )Você irá (  )

2-     Acentue onde for necessário:

a)     O vovo e muito simpatico.

b)     Sabado tera avaliaçao de matematica.

c)     Entreguei as atividades a professora.

d)     O deposito esta cheio de lampada.

e)     O menino fez magica com um radio lilas e um paleto.

3-     Complete com os verbos indicados nos tempos adequados:

a)     O menino___________________  o jogo com atenção. (observar / presente)

b)     Se a menina perder o medo ela se ___________________ do animal. (aproximar / futuro do presente)

c)     Toda vez que alguém passava, ele ___________________ a cabeça assustado. (levantar / pretérito imperfeito)

d)     Nós ___________________ todos os dias. (brincar / pretérito imperfeito)

e)     No início do mês eu ___________________ o salário. (receber / futuro do presente)


C- Ditado


1- ____________________
2- ____________________
3- ____________________
4- ____________________
5- ____________________
6- ____________________
7- ____________________
8- ____________________
9- ____________________
10- ___________________
11- ___________________
12- ___________________
13- ___________________
14- ___________________                         
15- ___________________
16- ___________________
17- ___________________
18- ___________________
19- ___________________
20- ___________________





Escola_______________________________
Data______________________________
Aluno(a):_____________________________

OU ISTO OU AQUILO
Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão
quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo nos dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranqüilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.
(Cecília Meireles).



Estudo do texto
1. Quem é a autora do texto?

_______________________________________________________________________

2. Qual é o título do texto?
_______________________________________________________________________

3. O texto trata de:

(    ) medo            (    ) danado
(    )escolha          (    ) estudo
4. Você já teve duvidas para escolher entre duas coisas ou duas atividades diferentes? Cite-as.
_________________________________________________________________________
5. Você concorda com o texto quando diz que “é uma grande pena que não se possa estar ao mesmo tempo nos dois lugares? Justifique sua resposta.
__________________________________________________________________________
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