Escola _______________________________________________ Data__________
Aluno (a):
_____________________________________________ Ano:__________
Em uma aldeia dos índios Maués havia um casal,
com um único filho, muito bom, alegre e saudável. Era muito querido por todos
de sua aldeia, o que levava a crer que no futuro seria um grande chefe
guerreiro.
Isto fez com que Jurupari, o Deus do mal, sentisse muita inveja do menino. Por isso resolveu matá-lo. Então Jurupari transformou-se numa enorme serpente e, enquanto o indiozinho estava distraído, colhendo frutinhas na floresta, ela atacou e matou a pobre criança.
Seus pais, que de nada desconfiavam, esperaram em vão pela volta do indiozinho, até que o Sol foi embora. Veio a noite e a Lua começou a brilhar no céu iluminando toda a floresta. Seus pais já estavam desesperados com a demora do menino. Então toda a tribo se reuniu para procurá-lo.
Quando o encontraram morto na floresta, uma grande tristeza tomou conta da tribo. Ninguém conseguia conter as lágrimas. Neste exato momento uma grande tempestade caiu sobre a floresta e um raio veio atingir bem de perto do corpo do menino.
Todos ficaram muito assustados. A índia-mãe disse: “- É Tupã que se compadece de nós. Quer que enterremos os olhos de meu filho, para que nasça uma fruteira, que será nossa felicidade”.
Assim foi feito. Os índios plantaram os olhinhos da criança imediatamente, conforme o desejo de Tupã, o rei do trovão.
Alguns dias se passaram e no local nasceu uma plantinha que os índios ainda não conheciam. Era o guaranazeiro. É por isso que os frutos do guaraná são sementes negras rodeadas por uma película branca, muito semelhante a um olho humano.
Compreensão do texto
1- Esse texto é uma:
( ) notícia ( ) propaganda ( ) narrativa
2- Qual o
objetivo principal do texto?
( ) ensinar fazer guaraná
( ) contar a lenda do guaraná
( )
falar sobre os índios Maués
3- Quais são os adjetivos relacionados ao indiozinho no texto?
_____________________________________________________________________
4- Por que Jurupari tinha inveja do indiozinho?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5- Como ele atacou o indiozinho?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6- Da saída do indiozinho até o momento em que a família o encontra, passaram-se
( ) dois dias ( ) algumas horas ( ) uma semana
7- Como se sentiu a tribo quando o encontraram morto?
( )
felizes ( )
tristes ( ) indiferente
8- De acordo com o texto, a frase que explica como o guaraná nasceu é:
( )“Diz a lenda que o guaraná nasceu de uma paixão”.
( )“Os índios plantaram os olhinhos da criança e dias depois nasceu uma planta: o guaranazeiro”.
( )“ Nasceu em um laboratório a produção do guaraná”.
9- Os
frutos do guaraná são parecidos com os olhos humanos porque são:
( ) frutos mágicos de Deus Tupã
( ) sementes negras rodeadas por uma película branca.
( ) frutos mágicos de Deus Tupã
( ) sementes negras rodeadas por uma película branca.
( ) os
olhinhos da criança da tribo Maués.
10- em que
tempo estão flexionados os verbos do texto?
( )
presente ( )
pretérito/passado ( ) futuro
Redação
Agora conte com suas palavras a lenda do guaraná. Não pode copiar do texto. Capriche.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Escola____________________________________________ Data________________
Aluno(a):_______________________________________________________________
Ano:______ Turma:_______ Turno:________________________________
A
princesa dos cabelos
azuis e o
horroroso homem dos
pântanos
A
mais encantadora das
filhas do rei
dos duendes foi
justamente a que
cismou de se
casar com o
horroroso homem dos
pântanos.
Ninguém
conseguia compreender.
A
princesa era aquela
que tinha um
terceiro olho, em
forma de estrela,
no meio da
testa.
Com
esse olho, ela
via coisas do
passado e do
futuro e descobria
objetos ocultos em
lugares distantes da
terra.
Possuía
a dom de
virar os pés
para trás e
andar por onde
os humanos não andam.
Com
seus belissimos cabelos
azuis e seu
terceiro olho, de
estrela, já tinha
matado de amor
muitos príncipes, mas
cismou de se
casar com o
horroroso homem dos
pântanos e não
havia quem lhe
tirasse isso da cabeça.
Assim
foi que chegou
o dia do
casamento e as
aias arrumaram a
princesa lindíssima, com um vestido
que era da
cor do infinito.
Foi
quando chegou o
horroroso homem dos
pântanos, pingando lama
da cabeça aos pés,
e enlameou o
palácio todo, logo
de entrada.
Agora,
o engraçado é
que eles foram
muito felizes.
O horroroso homem
dos pântanos tinha
muito bom coração
e era muito
caridoso com os
pobres, coisa que
a princesa não
era.
(
Fernanda Lopes de Almeida
)
1.
No dia
do casamento, a
princesa usou um vestido da
cor do infinito.
Como você imagina
qual seja a cor
do infinito? _____________________________________________
2.
O noivo
era o horroroso
homem dos pântanos.
Você acha que
esse nome combinava
com o que
ele era? Por
quê? ___________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.
Qual outro nome
você daria ao
noivo? _________________________________________
4.
No final
da história, ficamos
sabendo que a
princesa não era
caridosa e nem
tinha bom coração. O
que isso significa? ______________________________________________
_____________________________________________________________________________
5.Leia o
bilhete que o
horroroso homem do
pântano enviou à
sua noiva, a
princesa dos cabelos
azuis:
Querida noiva,
chegarei em
breve para ajudar
nos preparativos do
nosso casamento. Gostaria
de lhe comprar
um bonito presente.
O que você
deseja ganhar de
seu noivo?
Um
abraço
Horroroso homem
dos pântanos
|
O que
será que a
noiva pediu? Tente
imaginar e escreva
um bilhete para
o horroroso homem
do pântano, pois
ele está ansioso
para saber a
resposta.
|
|
|
|
|
|
6- Escreva duas palavras que
derivam de:
estrela ___________________________ ,
________________________.
feliz _________________________,
_______________________.
7- circule os prefixos das
palavras abaixo:
anteontem ilegal incorreto copiloto comandante
desaparecido preconceito reler combater descobrir
|
8-Retire do texto:
- dois verbos no infinitivo: _____________________ ______________________
-quatro verbos no passado: _____________________ ______________________
_____________________ ______________________
9- Complete com os adjetivos
pátrios correspondentes.
A
princesa e o homem horroroso do pântano foram fazer um passeio pelo Brasil e
provaram as comidas de cada lugar. Sabe do que mais gostaram? Do churrasco ___________________________ (Rio Grande do Sul),
dos camarões ___________________________ (Santa Catarina), do feijão preto
___________________________ (Rio de Janeiro) e do pão de queijo
______________________ (Minas Gerais).
10-
Reescreva as frases usando verbos como: possui,
cozinha, prepara, participou para tornar essas frases mais interessantes. Faça
uso adequado das letras maiúsculas e minúsculas e da pontuação.
maria
tem um restaurante. ela faz comida regional, cozinha pratos de vários lugares.
ela fez curso de culinária.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________